...

O Trio Imparável de Lopes, Mota e Machado

Como nação, Portugal tem uma história rica em corridas de longa distância e maratonas. E há um trio de atletas que deixaram uma marca indelével no desporto. Carlos Lopes, Rosa Mota e Manuela Machado são os maratonistas mais célebres de Portugal. Trouxeram glória para o seu país e estabeleceram referências na corrida de maratona.

Carlos Lopes

No que diz respeito aos maratonistas portugueses, não há mais icónico do que Carlos Lopes. Nascido em 1947 em Viseu, Portugal, Lopes fez história quando conquistou o ouro na maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. E, o que foi ainda mais impressionante, foi o que ele conseguiu nesse dia. Lopes foi o primeiro atleta português a conquistar o ouro olímpico e estabeleceu também um recorde mundial de 2:09:21, que se manteve durante vários anos. Se na altura existissem mercados de apostas desportivas online, Lopes teria sido, sem dúvida, o maratonista cotado como favorito nas grandes corridas, isso é certo.

Lopes tinha, de certa forma, construído o seu ouro olímpico, que, sem dúvida, cimentou o seu legado. Já era um grande atleta de longa distância, tendo conquistado a prata nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976. Foi também tricampeão mundial de cross country.

Rosa Mota

Rosa Mota é uma figura lendária na história da maratona feminina e um ícone no seu país natal, Portugal. Nascida no Porto em 1958, Rosa Mota foi uma corredora que dominou completamente a cena da maratona durante a década de 1980, incluindo a conquista do ouro na maratona nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Mota também ganhou a maratona dos Campeonatos da Europa em 1982, 1986 e 1990 e a mesma prova nos Campeonatos do Mundo em 1987. Até venceu a Maratona de Boston por três vezes, com vitórias em 1987, 1988 e 1990.

Mota tinha um excelente estilo de corrida, mas foi a sua resiliência mental e dureza que a colocaram numa liga própria. Por essa razão, era uma competidora temida no palco mundial e inspirou uma série de atletas portugueses graças aos seus feitos.

Manuela Machado

Manuela Machado é uma mulher que se inspirou certamente nos feitos de Rosa Mota. Nascida em 1963 em Viana do Castelo, Manuela Machado afirmou-se como uma das principais maratonistas da década de 1990. Conquistou o ouro no Campeonato da Europa de 1994 e no Campeonato do Mundo de 1995. Machado também foi medalha de prata na maratona nos Campeonatos do Mundo de 1993 e nos Campeonatos da Europa de 1998, provando que podia competir ao mais alto nível de forma consistente.

Machado pode não ter conseguido o que Mota alcançou em termos de medalhas de ouro nos maiores palcos de todos. Mesmo assim, tornou-se conhecida pelas suas corridas estratégicas e pela sua capacidade de terminar as corridas com força, mesmo em condições difíceis. Machado obteve muitas vitórias e lugares no pódio nas principais provas internacionais de maratona, pelo que entra para a história como uma das atletas de elite por essa mesma razão.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES