...

Pé de atleta: sintomas, tratamento e prevenção nos desportistas

O pé de atleta é uma infeção por fungos, que aparece normalmente nos dedos dos pés. O fungo ataca esta área em particular porque os sapatos criam um ambiente quente e húmido.

Para além dos espaços interdigitais, também pode ocorrer nos calcanhares e nos lados, pode ser tratado externamente e pode se informar sobre a melhor pomada para pé de atleta para dar uma solução efetiva.

É a infeção por fungos mais comum e é também designada por tinea pedis ou tinea pedis. Os estudos mais recentes mostram que se trata de uma patologia em crescimento. Os fatores que aumentam o risco, para além do tipo de calçado, estão relacionados com o lazer e o desporto, bem como com algumas patologias vasculares, metabólicas e do sistema imunitário.

O que causa o pé de atleta?

O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido por contacto direto, por sapatos e meias, bem como em piscinas e chuveiros. Como a infeção é comum entre os atletas que utilizam estas instalações, o termo pé de atleta tornou-se popular.

O risco pode ser aumentado pelo uso de sapatos fechados, se os pés forem mantidos húmidos durante um longo período e houver-se uma lesão nas unhas ou na pele.

Os fungos que causam o pé de atleta são da família dos dermatófitos e caracterizam-se pelo facto de se alimentarem da queratina da pele. Quatro deles são particularmente infeciosos: Trichophyton rubrum (o mais comum), Trichophyton interdigitale, Trichophyton mentagrophytes ou Trichophyton mentagrophytes. Epidermophyton floccosum.

Quais são os sintomas do pé de atleta?

Os sintomas mais comuns do pé de atleta são pele seca e escamosa, comichão, vermelhidão, odor, inflamação e/ou bolhas.

Além disso, se o fungo estiver nas unhas, estas ficam geralmente descoloradas, espessadas e podem mesmo cair.

Como prevenir o pé de atleta?

Para prevenir infeções por fungos como o pé de atleta, os especialistas aconselham: lavar os pés diariamente com água e sabão, manter os pés secos, especialmente entre os dedos, usar meias de algodão limpas. Além disso, mudá-las sempre que necessário para manter os pés secos, usar chinelos em piscinas ou chuveiros públicos, e os sapatos devem ser bem ventilados e feitos de um material natural, como o couro, que permita a transpiração.

Como se trata de uma doença que se transmite por contacto direto com os fungos, é importante evitar a sua propagação, pois em alguns casos pode mesmo afetar as mãos se, após coçar ou tocar nos pés, não for feita uma higiene adequada.

Quais são os tratamentos adequados para o pé de atleta?

Existem cremes para o tratamento do pé de atleta, que podem ser comprados na farmácia. No entanto, se a infeção não melhorar em 2-4 semanas, os especialistas recomendam uma visita ao centro de saúde para que o médico possa avaliar a patologia e estabelecer o tratamento mais adequado.

O tratamento inicial consiste em antifúngicos tópicos (clotrimazol, miconazol ou tolnaftato). É aconselhável continuar o tratamento durante um máximo de duas semanas após o desaparecimento dos sintomas para evitar a recorrência. O tratamento deve também ser aplicado em ambos os pés, mesmo que apenas um esteja infetado.

Nos últimos anos, os cremes com bifonazol (uma aplicação diária) durante 3 semanas aumentaram as taxas de cura definitiva para 90%.

Nos casos em que existe uma infeção bacteriana associada, podem ser necessários antibióticos orais.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES