...

Como se qualificar para a Maratona de Boston

Para os amantes de maratonas o nome Boston detém um status lendário. A corrida de 42 quilómetros de Hopkinton a Boylston Street começou em 1897, tornando-se a maratona mais antiga do mundo.

Sendo uma das mais competitivas, a Maratona de Boston traz consigo um grupo de atletas de elite e impõe regras rigorosas quanto às qualificações. Chegar a Boston é um objetivo para muitos, mas isso não significa que o corredor médio não tenha oportunidade de conseguir lá estar. Nós já lá estivemos e contamos aqui como foi. Os tempos de qualificação são definidos de acordo com a faixa etária e o sexo, e os limites são alcançáveis ​​para uma ampla gama de atletas.

Quando é a Maratona de Boston?
A Maratona de Boston acontece anualmente na terceira segunda-feira de abril, este ano será a 15 de abril e a 21 de abril em 2025. A corrida coincide intencionalmente com o Patriot Day, um feriado em Massachusetts que comemora o início da Guerra Revolucionária Americana. Os corredores de Boston também lhe chamam a segunda-feira da Maratona. É o dia em que dezenas de milhares de atletas e espectadores se reúnem em Boston para a corrida a pé mais famosa dos EUA.

Quantas pessoas correm a Maratona de Boston?
A Maratona de Boston atrai um número impressionante de corredores de todo o mundo, graças à sua reputação como uma das corridas mais prestigiadas. Aproximadamente 30.000 corredores convergem para a linha de partida de Hopkinton, embora o número exato varie de ano para ano.

Tempos de qualificação para a Maratona de Boston
Como a procura é muito superior ao número de vagas existentes, você terá que correr anteriormente uma maratona de qualificação certificada e terminar dentro de um tempo especificado. Os tempos são baseados na idade que você terá no dia da prova, sendo 18 anos a idade mínima permitida para participar.

As regras são definidas pela Boston Athletic Association (BAA), que é quem organiza a corrida todos os anos. Esta tabela mostra os tempos atuais de qualificação por idade e sexo (atualizada anualmente).

Tempos de qualificação para a Maratona de Boston (2024)

Os tempos aqui referidos são mínimos e não é garantida a inscrição a quem se enquadrar dentro desses tempos. Como a procura é muita, há cotas dentro cada escalão etário. Quanto melhor for o seu tempo dentro do seu escalão, maior será a possibilidade de conseguir participar. Exemplo: Imaginemos que no escalão 40-44 há 3.000 vagas. Um atleta masculino que tenha 3h10 numa maratona anterior, não está garantido na prova caso haja nesse escalão 3.000 atletas com tempos entre as 3h00 e as 3h09.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES