Está de volta a Orientação pedestre com a 28ª edição do Campeonato Ibérico / Troféu de Orientação do Minho 2020.
O mais antigo evento do panorama Orientista nacional vai realizar-se em Terras do Bouro nos dias 24 e 25 de outubro. Uma organização do Clube de Orientação do Minho (.Com), Município de Terras de Bouro e Federação Portuguesa de Orientação que vai eleger as campeãs ibéricas de 2020.
O antigo intercâmbio Ibérico Orientista, já decorreu em janeiro (edição masculina), em Ávila. Em cada época desportiva a etapa que se realiza em cada País, conta igualmente para a Taça de Portugal e Taça de Espanha em todos os escalões da Orientação pedestre.
O evento vai ser constituído por três etapas:
Distância Média – Lamas e Calcedónia.
Sprint – Campo do Gerês.
Distância Longa – Lamas e Calcedónia.
A Cartografia dos mapas de floresta são da responsabilidade de Alexander Shirinian Viktor Dobretsov com atualização de Alexandre Reis e Valdemar Sendim e o mapa de sprint de José Fernandes.
Os eventos realizam-se em terreno de montanha entre os 800 e os 1000 metros de altitude, predominantemente aberto, com muitos detalhes de terreno e rochosos, havendo zonas de boa velocidade de progressão alternando com outras em que a vegetação rasteira apresenta alguma dificuldade. A visibilidade é muito boa em toda a extensão do mapa.
O traçado dos percursos estará a cargo de José Fernandes.
Foto: Joaquim Margarido