Usar máscara durante o exercício não é aconselhável, porque é antifisiológico.
José Gomes Pereira, diretor de medicina desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) e também professor na área do exercício e saúde na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa diz que “as pessoas não vão poder correr umas em cima das outras” e que a opção de usar máscara durante o exercício também “não é aconselhável, porque é antifisiológico”.
“O correr de máscara não é uma situação que facilite o esforço e nem é agradável”, diz o clínico, lembrando que dificulta a ventilação: “Em termos fisiológicos, não é a melhor forma de realizarmos corrida”.
Portanto, a distância social adequada ao esforço e intensidade da modalidade que se pratica é sempre a melhor opção. “Se estivermos ao ar livre, se não estivermos a conversar com outra pessoa ou a realizar exercício próximo de outra pessoa, se estivermos isolados e fora do espectro de outras pessoas, podemos prescindir do uso da máscara”, diz, relembrando no entanto, a importância deste equipamento de proteção em espaços fechados e nas interações sociais.
Fonte: Expresso