...

Trilhos dos Abutres® 2020 – 10 edições Épicas

Trilhos dos Abutres® 2020 - 10 edições ÉpicasChega a Miranda do Corvo a 10ª edição da prova que vai revelar o Campeão Nacional de Trail Ultra. Ao longo de 3 dias dedicados ao trail running, em parceria com a ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, os atletas, e todos os seus apoiantes, terão a oportunidade de viver e experienciar um grande evento desportivo.

Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, voltam os trilhos como sempre os conhecemos, lamacentos e duros, mas sempre com as paisagens arrebatadoras de Miranda do Corvo, agora, mais do que nunca, na mira da elite internacional, depois de, em 2019, terem sido palco do Campeonato do Mundo de Trail Running.

O mediatismo da prova e a atitude eco-responsável, que caracteriza a organização, são alguns dos fatores que levam ao aumento expressivo, a cada edição, de atletas interessados em correr pelos trilhos dos Abutres, razão pela qual este é um evento com inscrições limitadas e sujeitas a sorteio.

Assim, no passado dia 1 de novembro, foi dado o tiro de partida das pré-inscrições para os desafios ULTRA TRILHOS DOS ABUTRES (55km) e TRILHOS DOS ABUTRES® (30km), e inscrições para as 1000 vagas dos MINI TRILHOS DOS ABUTRES (21Km), com o sorteio para as provas dos 55 e 30km a realizar-se no dia 22 de novembro.

De referir que o traçado do ULTRA TRILHOS DOS ABUTRES (55km) foi arquitetado pela organização de modo a estar “presente o melhor percurso de todas as edições, com a fusão do percurso do Campeonato do Mundo de Trail Running e do clássico Ultra Trilhos dos Abutres”. 

Com o objetivo de fomentar o desporto e o trail nas camadas mais jovens, a 10ª edição dos Trilhos dos Abutres® conta novamente com os TRILHOS JÚNIOR “JOSÉ GODINHO”, um conjunto de provas para atletas dos 6 aos 15 anos.

O evento engloba também a maior feira nacional de Trail Running, a Expotrail®, uma montra de produtos regionais, material de trail running, turismo ativo e outdoor que já atingiu um sucesso paralelo ao da prova. A abertura da Expotrail será no dia 31 de janeiro, pelas 17h, e encerrará no dia 2 de fevereiro pelas 15h.

A excelência da organização é uma das características mais aplaudidas dos Trilhos dos Abutres®, muito se devendo aos mais de 300 voluntários locais, que contribuem em profissionalismo e hospitalidade para o sucesso do evento. 

E, cada edição supera sempre a anterior. As medidas ecológicas, presentes em todo o evento, são igualmente elogiadas pela comunidade de atletas. A organização tem apostado, desde o início, em ações que reduzem o impacto ambiental, como a abolição do copo descartável, a construção de trilhos homologados e a reutilização da sinalética. Uma atitude eco-responsável reconhecida por todos os amantes deste desporto de Natureza.

A maior conquista que a Organização atingiu com o evento do Campeonato do Mundo de Trail Running foi a imensa adesão do público a Miranda do Corvo, em especial a moldura humana que se fez presente (e ruidosa) na escadaria da Senhora da Piedade de Tábuas, protagonizando momentos de arrepiar e que jamais serão esquecidos. E, esta é uma conquista que se pretende ver repetida nesta 10ª edição, sendo que Organização está a preparar alguma iniciativas, apelando, desde já,  à presença massiva de público para aplaudir os nossos atletas.

No dia 30 de janeiro, às 11h, haverá uma Conferência de Imprensa, direcionada aos jornalistas, e onde serão dados pormenores sobre a 10ª edição dos Trilhos dos Abutres e sobre a Gala de entrega de prémios da Associação de Trail Running de Portugal, referente aos Circuitos 2018/2019,  a realizar-se no sábado, dia 1 de fevereiro, na casa das Artes, pelas 22h.

Mais uma vez, a organização contará com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo como parceira e renova como aliado técnico a SportHG.

Informação:

Distância

Desnível

Vagas

Data

UTA

55km

2.700D+

650

01/02/2020

TA

30km

1.500D+

600

01/02/2020

MTA

21km

1.000D+

1.000

02/02/2020

Principais pontos de passagem das provas:

Miranda do Corvo

Vila Nova – Observatório António dos Reis

Srª Piedade de Tábuas (Zona Espetáculo)

Templo Ecuménico Universalista

Parque das Mestrinhas

Gondramaz (Zona Espetáculo)

 

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES