...

Reta Final para o 2019TWC

Reta Final para o 2019TWCSeleções, Atletas e Speakers!

Seleções e atletas confirmados

É exponencial o número de seleções e atletas inscritos para este desafio, com 55 seleções e mais de 400 atletas “a caminho” do Abutres TWC, um número recordista no que a Campeonatos do Mundo diz respeito.

No que se refere às seleções masculinas, o grande destaque vai para a Espanha e a França que aparecem como favoritas, mas a Itália, Grã-Bretanha e Estados Unidos chegam bastante fortes a este Campeonato do Mundo. Além destas, a Roménia está extremamente forte, tendo 3 atletas de top mundial na sua equipa, e Portugal está com uma equipa muito coesa, para além de estar a jogar em casa.

Quanto às equipas femininas, prevê-se que a vitória coletiva feminina seja fortemente disputada entre a França e a Espanha, aparecendo logo de seguida a Itália, Grã-Bretanha, Estados Unidos e a Polónia que se apresenta com uma excelente equipa.

Já nos desempenho individuais masculinos, as previsões são que esta seja a prova mais competitiva da história do trail running, pelo que é difícil referir candidatos de entre tantos atletas incríveis que estarão presentes no 2019TWC. Mas, pelas características que a prova terá, podemos destacar Jonathan Albon (Grã-Bretanha) e Zaid Ait Malek (Espanha) que têm um percurso quase à sua medida, mas também Nicolas Martin (França), Tim Tollefson (Estados Unidos da América), Marco de Gasperi (Itália), Cristofer Clemente (Espanha), e claro, Luis Alberto Hernando, atleta espanhol que prescinde de qualquer apresentação. Mas, não podemos nunca esquecer o português André Rodrigues, que atravessa um excelente momento de forma, que já venceu por duas vezes os Trilhos dos Abutres e conhece muito bem o terreno em questão.

Para o pódio individual feminino, as previsões são mais fáceis, sendo que as grandes favoritas ao pódio são Azara Garcia dos Salmones (Espanha), Ruth Croft (Nova Zelândia) e Ragna Debats (Holanda).

Mas, claro que numa prova do Campeonato do Mundo em que os melhores dos melhores estão presentes, tudo pode acontecer.

Os Speakers do Abutres 2019 TWC

Embora natural da Irlanda, Eoin Flynn vem diretamente de Las Palmas, na Gran Canária, para dar “voz” ao Abutres Trail World Championships. Este amante e praticante fervoroso da corrida e trail running, já representou, em muitas ocasiões, a Seleção da Irlanda. Aos 38 anos, conta com grandes presenças em alguns dos maiores eventos do mundo de Trail Running, como o UTMB, Transgrancanaria, Penyagolosa 2018 Trail World Championships, Cerimónia do Ultra Trail World Tour, Ultra Serra Nevada, etc.

João Carvalho, carinhosamente apelidado como “Joca” pelos atletas Portugueses, é sem dúvida uma referência no que à actividade de speaker diz respeito!

Para além do amor ao downhill, é também um amante do trail running, mas é como speaker que se tem destacado. Presença assídua nos maiores eventos de trail running em Portugal, onde se destaca o Trans Peneda-Gerês 2016 Trail World Championships, MIUT- Madeira IslandUltra Trail, Grande Trail Serra D’Arga, entre outros.

Joca junta-se pela primeira vez à equipa dos Trilhos dos Abutres e aos seus speakers residentes, Pedro Amorim, Hugo Cabral, Carlos Amorim e Luís Dias, no mais importante evento da modalidade do ano, os Abutres 2019TWC.

Principais nomes a participar na Prova Aberta

ULTRA TRILHOS DOS ABUTRES® é uma prova em regime de semi-autosuficiência com uma distância total de 44 km, que se realiza no dia 9 de Junho de 2019. Com início às 09h00, percorre os caminhos e trilhos da Serra da Lousã – Freguesias de Miranda do Corvo e Freguesia de Vila Nova, e tem início e fim na Praça José Falcão em Miranda do Corvo.

A 9ª edição desta prova mítica em Portugal terá como palco o 2019 World Trail Championships, onde se definirá o campeão do mundo e será uma experiência única para os participantes, na medida em que o percurso será idêntico à prova mundial.

Com quase 1000 participantes, podemos garantir que será uma prova bem disputada, sendo que podemos destacar, entre os atletas masculinos, a armada do Vitória FC Trail Running, Diogo Baena, Pedro Ribeiro e Aite Tamang, mas não nos podemos esquecer de nomes tão importantes quanto Sergio Sá, Vitor Cordeiro, Luiz Mota, André Duarte, Diogo Pinheiro, Emanuel Machado e Paulo Conde, que foi o segundo classificado na prova de 30km do Trilhos dos Abutres 2018.

Já nas mulheres, as principais candidatas ao título de vencedora do Ultra Trilhos dos Abutres 2019 são Susana Rodriguez, Fernanda Verde, Vera Bernardo, Inês Jordão, Mariana Ballester, Paula Lage, Monique Ribeiro, Daniela Russo e Sónia Túbal.

No entanto, nos Trilhos tudo pode acontecer, e o desfecho pode revelar-se uma perfeita surpresa. Será que é este ano que os estrangeiros conseguem triunfar na mais mediática prova de Portugal?

Foto: Aldeia de Gondramaz / Câmara Miranda do Corvo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES