Autor:
Vitor Dias / Fevereiro 15, 2017 / Publicado em
Lesões e Doenças,
noticias,
Slider
Estudo descobriu que os músculos têm um mecanismo protetor que impede que nos ‘danifiquemos’ mais nos dias a seguir ao treino.
Não está habituado a treinar muito, vai a uma aula nova mais ‘puxada’ e passa os dois dias a seguir cheio de dores musculares?
Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, parece ter descoberto a fisiologia do processo de recuperação dos músculos, o que pode explicar as dores musculares pós-treino.
O Dr. Bradley Launikonis, da UQ’s School of Biomedical Science conta: “Descobrimos que o próprio músculo tem um mecanismo protetor que impede que o indivíduo se danifique mais nos dias após o exercício”.
Depois de testarem as fibras musculares humanas de biopsias da coxa em três pontos do ciclo de exercício e mapearam a estrutura muscular antes de uma pessoa treinar, bem como 24 e 48 horas depois, os investigadores descobriram que a estrutura do sistema da membrana do músculo pode mudar drasticamente.
“Quando uma pessoa participa de exercícios a que não está habituado, os níveis de cálcio sobem e os músculos são propensos a danos”, destacou o Dr. Launikonis, segundo reporta o Medical Express.
“É graças a pequenas cavidades dentro das fibras musculares onde o cálcio se acumula – chamadas vacúolos – que se reduz os danos que os elevados níveis de cálcio poderiam causar ao músculo vulnerável”, explica o especialista.
Este processo acontece assim que o corpo é advertido para ‘ir com calma’. Sendo que a dor muscular é o aviso de que o corpo está cansado, que os músculos estão vulneráveis e que é hora de descansar.
Depois os vacúolos desaparecem até que o próximo treino extenuante ocorra. Segundo o especialista isto prova que os músculos humanos são muito adaptáveis e conseguem proteger-se.
Fonte: Notícias ao minuto.
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 60 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt