Nos próximos dias 22, 23 e 24 de maio, a Serra da Estrela recebe centenas de pessoas que ali se reunem para uma imersão na natureza da serra mais alta de Portugal continental.
Porque o trail running é um desporto para todos, haverá duas provas e uma caminhada. A prova principal – EGT tem 85 km e 11.000 metros de desnível acumulado, uma prova para os mais experientes e que vai reunir os melhores atletas de trail de Portugal. A prova secundária – Trail EGT tem 24 km e 1.500 metros de desnível acumulado, num percurso pela rota do carvão. A caminhada será de 6 km e pretende ser um momento para que todos possam desfrutar dos trilhos da serra, cuja proposta é percorrer um pouco da história e tradições da agricultura e pastorícia que caracterizam Manteigas.
Este evento que tem a assinatura do atleta Armando Teixeira e da sua vontade em partilhar o seu campo de treinos, pois é na Serra que Armando prepara as suas provas e onde, desde há 2 anos, organiza workshops sobre trail running (Trail Camps). Em 2014 organizou o Km Vertical, uma prova mais curta, onde preparou terreno para dar o grande passo e criar o EGT (Estrela Grande Trail)
As provas foram pensadas num cenário de média montanha, em que os participantes poderão desfrutar de locais no maciço central, como o Vale Glaciar de Loriga e do Zêzere, o Vale do Rossim, entre outros belíssimos trilhos. Manteigas será o ponto de partida e de chegada das duas provas.
Armando Teixeira
“Queremos mostrar a Serra da Estrela, queremos envolver as populações, queremos ter atletas satisfeitos, mas acima de tudo queremos criar um evento onde todos se possam divertir e sentir em segurança.”
O Correr Por Prazer é media partner do evento.