...

Viva mais e melhor!

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem estar! Faça exercício com prazer e de forma divertida, cuidando assim do seu corpo e mente…

”A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” (CASPERSEN et alii, 1985). Já o conceito de exercício físico é mais específico e define-se como uma atividade física repetida e estruturada que visa a obtenção de um objetivo concreto, tendo em vista a manutenção ou melhoria da aptidão física.

E quando o tema é atividade física e saúde tudo é válido: Andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa e saudável. É que segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que nos países desenvolvidos mais de dois milhões de mortes são atribuíveis ao sedentarismo, e que 60% a 80% da população mundial não é suficientemente ativa para obter benefícios na saúde (OMS, 2002).

E esses benefícios são imensos e de várias ordens: Melhora o visual, a postura, os músculos ficam mais eficientes e com melhor tónus, aumenta a produtividade no trabalho, reduz a propensão às doenças, combate o stress e a indisposição, melhora a capacidade para esforços físicos, aumenta a disposição para as tarefas quotidianas, ajuda a prevenir comportamentos de risco (especialmente em crianças e adolescentes), aumenta o fôlego, melhora a elasticidade, a flexibilidade do corpo e a auto estima. Em suma, você alimenta-se e dorme melhor, aumentando assim a sua qualidade de vida.

Mas se olharmos especificamente para o campo da saúde e da prevenção de doenças, os benefícios da actividade física são ainda mais visíveis e diretos, senão vejamos: Reduz o risco de morte prematura, reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 30% de todas as causas de morte, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo dois, ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão que afeta 20% da população adulta mundialmente, ajuda a combater o excesso de peso e a acumulação de gordura.

Mas mais ainda: Ajuda a prevenir a osteoporose reduzindo o risco de fratura do colo do fémur nas mulheres, reduz o risco de desenvolver dores lombares e pode ajudar ao tratamento de situações dolorosas por exemplo ao nível dos joelhos, ajudando também ao crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis. A OddsRing, como não poderia deixar de ser, promove e apoia todo e qualquer tipo de actividade corporal e exercício físico.

Uma ligeira e prazerosa corrida diária de cerca de 30 minutos será o suficiente para manter os seus níveis de actividade física dentro daquilo que é desejável. Junte-se a um grupo de amigos, participe nas actividades organizadas de convívio e «running» como são os casos das famosas e conceituadas Maratonas, ou então, se preferir, “arrisque” e faça uma caminhada solitária, mas reconfortante, pelo seu local preferido. Guarde para si esse pequeno momento diário, onde poderá relaxar, refletir, ouvir música, etc, mantendo ao mesmo tempo o seu corpo e mente sãos. Inicie o seu dia com alegria e movimento!

E porque não praticar um Desporto? Consulte a vasta lista de modalidades disponível no site da OddsRing, e experimente! Com bola ou sem ela, coletivos ou individuais, de alta rotação e intensidade ou mais ligeiros, ao ar livre ou dentro de quatro paredes, as opções são imensas mas os benefícios para a sua saúde e bem estar estão garantidos, seja qual for a sua escolha.

Faça exercício físico, divirta-se e viverá mais e melhor!

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Pratico B.T.T. E ESTRADA,faço ginástica em casa tenho 67 anos sou aposentado,sinto-me melhor do que quando tinha 50 anos e trabalhava.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES