Infelizmente cada vez vão surgindo mais notícias acerca de atletas que falecem em provas ou treinos por esse mundo fora, seja na corrida ou noutras modalidades como por exemplo o futebol. Ainda no passado domingo isso aconteceu na Meia Maratona de Lisboa.
Já por várias vezes abordamos o assunto aqui no Correr Por Prazer e até promovemos várias iniciativas práticas acerca desta matéria.
Nos últimos dias foi apresentado um aplicativo gratuito que poderá ajudar a salvar vidas.
A aplicação CPR11 fornece instruções claras e precisas sobre como realizar as compressões e ventilações com uma boa técnica, o uso do desfibrilhador automático externo (DEA) e, finalmente, e se necessário, como realizar o transporte do atleta.
Com ajuda das mensagens de texto e som, os 11 vídeos breves irão ajudar a identificar uma paragem cardiorrespiratória, cumprir o objetivo de iniciar a reanimação nos primeiros 2 minutos e realizar uma desfibrilhação precoce nos primeiros 3 minutos após perda de consciência do jogador.
A iniciativa faz parte dos programas de prevenção que a FUNDACIÓN MAPFRE promove e desenvolve, e integra o programa de prevenção para a correta gestão de uma paragem cardiorrespiratória e outras emergências médicas que acontecem em campo, desenvolvido pela FIFA F-MARC.
A CPR11 foi projetada por especialistas do Centro Médico de Excelência FIFA Ripoll y De Prado Sport Clinic e do Centro FIFA F-MARC (Medical Assessment and Research Center), e apoiada pela SEMES (Sociedade Espanhola de Medicina de Urgências e Emergências), em Espanha e pelo Centro FIFA Clínica do Dragão Espregueira Mendes Sports center e Fundação Luis Figo em Portugal.
Faz o download da aplicação de forma gratuita e partilha. Tu podes salvar uma vida.