Novos estudos revelam que a boa alimentação e os hábitos saudáveis são ainda mais importantes do que se imaginava – porque têm o poder de ligar ou desligar os genes humanos.
Todo a gente sabe que fazer exercício e comer verduras faz bem. Mas novos estudos revelam que esses hábitos são ainda mais poderosos do que se imagina: eles podem mudar o seu DNA, alterando o funcionamento dos genes.
A prova disso surgiu num estudo realizado por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá. Eles acompanharam 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 – que aumenta o risco de doenças cardíacas. Nos voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar. Isso acontece porque o microRNA, molécula presente no material genético das plantas, interage com o DNA humano – tendo o poder de ativar ou desativar os nossos genes. “Além dos nutrientes das plantas, também comemos informações que podem regular o nosso material genético”, diz o líder do estudo, o bioquímico Chen-Yu Zhang, da Universidade de Nanjing, na China.
Já a atividade física é capaz de mexer com o DNA dos músculos. Quando você se exercita, entram em ação enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos. “Elas reprogramam o tecido para que ele queime gordura e açúcar de forma mais eficiente”, diz a cientista Juleen Zierath, do Instituto Karolinska, na Suécia. Em ambos os casos, as alterações são temporárias. Se você parar de se exercitar ou comer verduras, os seus genes voltam ao estado anterior. A chave da vida saudável está programada no seu código genético – mas também depende de bons hábitos no dia-a-dia.
Fonte: Veggi & Tal
Adoro as matérias desse site e quero receber novas notícias.
Olá Rachel
Obrigado pela preferência.
Subscreva a nossa newsletter e terá sempre novidades nossas:
https://correrporprazer.com/newsletter/
Cumprimentos
Vitor Dias
Pois é!!!!
Depois gozam-nos por sermos vegetarianos e chamam-nos malucos porque corremos…
A ciência ditará quem tem razão!
Para mim não é surpresa! è ciência!
Adorei a materia…