Uma menina de oito anos percorreu mais de 3550 quilómetros na China para «homenagear as olimpíadas». O gesto gerou críticas ao pai da criança, acusado de colocar a saúde da menina em risco.
Zhang Huimin começou a sua corrida na cidade de Sanya, em Hainan, sul da China, no dia 3 de Julho, e passou por seis províncias até alcançar a capital do país, Pequim.
A pequena atleta iniciava a correr às 2h30 da manhã, cumprindo um rigoroso plano disciplinar.
Em média, a criança percorreu mais de 80 quilómetros por dia.
O pai da jovem corredora, Zhang Jianmin, acompanhou a filha de bicicleta durante todo o percurso.
Acusações de que a menina teria sido obrigada a correr pelo pai, fez com que os organizadores dos Jogos Olímpicos desassociassem a imagem do evento da atleta.
Durante os mais de 50 dias em que correu, Huimin alimentou-se de uma mistura especial preparada pelo pai à base de ovo, leite e mel.
Os pediatras disseram que o bem-estar da menor foi colocado em risco, dado o esforço excessivo, prejudicial à saúde e ao desenvolvimento da criança.
A corredora Wang Junxia, campeã nos jogos de Altanta, em 1996, fez declarações públicas reprimindo o pai da menina por colocar o bem-estar da menor em risco.
Apesar de afirmar que a conquista foi fruto exclusivo da força de vontade da filha, Zhang Jianmin admitiu praticar «punições físicas esporádicas» pois, segundo ele, «as crianças às vezes não têm autodisciplina».
Na minha opinião, e mesmo gostando muito de correr, esta história chega a arrepiar-me tal deve de ter sido o esforço exercido por esta pobre criança. Simplesmente desumano a meu ver.
E se fosse cá perto de nós? Que medidas se tomariam? Gostaria de ver aqui colocadas opiniões acerca deste assunto, nomeadamente no que respeita às consequências físicas que a criança poderia ou poderá mesmo vir a ter.
Wang Junxia não foi “Campeã nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996”, conforme está escrito no posto. Foi apenas Vice-Campeão na prova de 10.000 mts femininos, uma vez que a campeã foi a portuguesa Fernanda Ribeiro!
Esta pequena correcção ao texto parece-me importante ser feita, tanto mais que fui testemunha ocular do acontecimento.
Olá Miguel
Obrigado pelo seu comentário. No entanto, Wang Junxia foi mesmo campeã em Atlanta. Foi nos 5000 m (14:59.88).
Ainda bem que nos 10.000 não conseguiu levar a melhor sobre a Fernanda Ribeiro 🙂
Cumprimentos
Está bem… Para mim Atlanta é só Fernanda Ribeiro. Tudo o resto nem conta!!!!
abraço