...

Portugal O’ Meeting 2014

Portugal O’ Meeting 2014Carnaval em Gouveia, de mapa e bússola na mão

Começou a ser “cozinhado” há dois anos, quando a Federação Portuguesa de Orientação decidiu atribuir a sua organização ao Clube Português de Orientação e Corrida, e vai “levantar fervura” nos quatro primeiros dias de Março. É o Portugal O’ Meeting, o maior evento do calendário regular nacional de Orientação Pedestre e que apresenta como ingredientes os magníficos terrenos de Gouveia, a qualidade duma equipa organizativa com provas dadas e as duas maiores estrelas do firmamento da orientação mundial, Thierry Gueorgiou e Simone Niggli.

Para os orientistas portugueses, não é novidade nenhuma: Carnaval é no Portugal O’ Meeting! É assim desde o ano 2000 e a festa está de volta uma vez mais, estendendo-se a folia aos quatro primeiros dias de Março, pela primeira vez na região da Serra da Estrela. O “namoro” do Clube Português de Orientação e Corrida com o município de Gouveia teve o seu primeiro grande momento em 2011, com  a realização do I Meeting de Orientação de Gouveia, prosseguiu em 2013 com o Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre e tem este ano o seu ponto culminante com a realização da 19ª edição do Portugal O’ Meeting. O número de participantes ascende a 1737 atletas de 21 países, incidindo a oferta em duas etapas de Distância Média, uma etapa de Distância Intermédia, uma etapa de Distância Longa e ainda um Sprint urbano noturno e uma etapa de Orientação de Precisão.

Projetadas em mapas e terrenos com as características ideais para a prática da modalidade, as etapas do Portugal O’ Meeting 2014 distribuem-se por Vila Nova de Tázem, Arcozelo da Serra, Gouveia e Parque da Senhora dos Verdes, prometendo colocar aos participantes desafios de elevado nível técnico e onde o prazer da orientação será uma constante. Que o diga o líder do ranking mundial masculino, o francês Thierry Gueorgiou, para quem “é no Inverno que se ganham as medalhas do Verão”. E daí que não troque o Portugal O’ Meeting por qualquer outro evento, nem mesmo pela própria Taça do Mundo que, precisamente nesta mesma altura, vê disputar-se na Turquia a sua ronda inaugural. E se é verdade que a elite mundial virou este ano as costas a Portugal e tanto Thierry Gueorgiou como a líder do ranking mundial feminino, a suiça Simone Niggli, são das poucas exceções à regra, não é menos verdade que o prestígio grangeado pela prova portuguesa, sobretudo nos últimos cinco anos, fez com que a procura, em termos globais, não sofresse quebras. Inclusivamente, a etapa de Orientação de Precisão do Portugal O’ Meeting prepara-se para ultrapassar pela primeira vez a fasquia da centena de participantes no nosso país, com um total de 137 inscritos, entre os quais alguns dos maiores vultos mundiais desta exigente disciplina.

Mas o Portugal O’ Meeting 2014 não se resume apenas aos aspetos inerentes à competição, havendo todo um programa social direta ou indiretamente ligado ao evento. A começar, desde logo, pela presença de Fernanda Ribeiro, a figura mais valiosa de sempre do Atletismo português, que empresta o seu nome ao Portugal O’ Meeting 2014 a título de embaixadora. Também o banquete do evento terá por palco um dos estabelecimentos de restauração mais conhecidos e conceituados do País. E há ainda em Gouveia, para além da tradicional Feira do Queijo da Serra da Estrela, todo o programa do Carnaval da Serra, que terá no corso carnavalesco e no enterro do Entrudo os seus pontos mais altos.

Tudo bons motivos para uma visita orientada a Gouveia, ao ritmo do Carnaval. Programas para conferir em http://www.pom.pt/pt/ e http://www.cm-gouveia.pt/.

Joaquim Margarido

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES