...

Treinos Lunares – Um sucesso sem precedentes

Treinos LunaresIdeia inovadora levada a cabo por Paulo Pires, reúne centenas de pessoas para correr sempre que há lua cheia ou lua nova, terminando com uma panóplia de petiscos de fazer inveja a alguns restaurantes. Falamos com mentor deste projeto que vai já na sua 63ª. edição.

Como surgiu a ideia?

A ideia surgiu na sequência da 1ª S. Silvestre Pirata em Monsanto. O divertimento e o convívio final, com uma enorme ceia que se prolongou noite dentro, levou-me a pensar que seria interessante tentar organizar algo que levasse as pessoas a juntarem-se e a conviverem de forma mais regular. Sempre com a corrida como desculpa mas com a verdadeira intenção de convivermos, trocarmos experiências, partilharmos aventuras, etc.

Idealmente deveria ser algo recorrente. Não com muita periodicidade, para não fartar, mas que também não fosse muito espaçado para manter a motivação. Depois de matutar um pouco na questão lembrei-me que há um evento que ocorre naturalmente a cada 14,5 dias. As fases da lua. A lua passa de nova a cheia em 14,5 dias e novamente mais 14,5 dias para voltar a nova. E assim sucessivamente como todos sabemos. Este seria o mote: a Lua com a sua mística e influência que exerce na terra, nas marés por exemplo. Nas marés… isso mesmo. Que melhor local para correr na Costa da Caparica do que na praia à noite ao luar, ou sob as estrelas na lua nova? Mas na maré vazia, que isto das Ultra Maratonas Atlànticas assusta muita gente. Ora um facto menos conhecido é que nas noites de lua Cheia e Nova as marés têm uma amplitude maior do que o normal (a cheia é mais alta e a vazia é mais baixa). Na realidade é no dia a seguir que o efeito atinge o máximo. Mas pouco importa, já é suficiente nas datas exactas. A cereja no bolo veio com o facto de nessas noites especiais calhar sempre uma maré vazia por volta das 21h. Sempre! Maravilha. A Lua definiu tudo. As datas, a hora, eu só tinha de passar a mensagem .

Quando foi a primeira edição e quando vão ser as próximas? Em que edição já vai?

A primeira edição aconteceu logo em Janeiro na sequência do convívio da 1ª S. Silvestre Pirata de Monsanto. Era preciso agarrar aquele momento que tão boas recordações deixou em todos. Preparei uma página que ainda está no blog neste endereço onde se explica tudo timtim por timtim e divulguei o máximo que pude. Inclusivamente cheguei a imprimir panfletos e ia correr para o paredão na Costa da Caparica à noite e entregava a todos os desconhecidos que encontrava a correr: um convite para virem ao Treino Lunar.

No dia 19 de Janeiro de 2011 foi relativamente simples arrastar 60 companheiros para mais um convívio daqueles que metia uma corrida e partilha de petiscos a seguir. Muita gente veio testar a fórmula Lunar. Nesta página estão documentados todos os treinos do ano de 2011, com fotos e textos descritivos no blog. Durante imenso tempo nunca mais conseguimos atingir o número de presenças do 1º Treino. Tinha vindo imensa gente de Lisboa por ser o 1º mas que não repetiu e não estava a ser fácil chegar às pessoas da margem sul, por incrível que pareça. Mas formou-se um núcleo duro de amigos que, fizesse sol, chuva, trovoada ou neve (ok, neve nunca fez), fazia questão de marcar presença. E nestes 2 anos e meio vamos para o 64º.

Quando acontecem estes evento?

Como o Treino Lunar ocorre sempre na Lua Cheia e na Lua Nova, é simples de saber quando é o próximo. Hoje em dia basta perguntar ao Google se não tivermos o borda d’água ou equivalente à mão. Para além disso o calendário com as datas é normalmente publicado no início do ano. Está em vários sites para além do blog aqui nesta página. Como o ciclo lunar tem 14,5 dias a data vai avançando nos dias da semana. Se calha a uma 2ª feira o próximo será provavelmente numa 3ª e assim sucessivamente. Esta situação tem vantagens e inconvenientes mas assim acaba por ser mais democrático. Há quem só possa aos dias de semana, há quem só possa nos fins de semana. Umas vezes dá jeito para uns, outras vezes para outros. Mas a Lua é que manda. É pouco frequente mas ocasionalmente há que ajustar a data para o dia a seguir ou antes. Por isso o ideal é gostar e seguir a nossa página do facebook aqui. Para além de poderem aderir aos eventos que são criados, sabem sempre quando será o próximo e podem ver as centenas de fotos que são partilhadas a seguir a cada treino. Entre muitas outras vantagens e novidades. Por exemplo agora estamos a sortear dorsais para o Urban Trail de Lisboa entre os participantes dos treinos.

Qual o trajeto?

O trajeto é outra mais valia que temos. Partimos da zona da lota na Costa da Caparica que é quase no final dos pontões da Costa e vamos em direção à Fonte da Telha, sempre à beira mar. É sempre em frente. O treino é feito por tempo. Fazemos 30 minutos para lá e depois toda a gente inverte o sentido e regressa à Costa da Caparica. Desta forma toda a gente pode participar e ir ao seu ritmo e todos terminam o treino sensivelmente ao mesmo tempo. Temos pessoas que vão apenas para caminhar e temos grandes campeões que vão a ritmos alucinantes. Cada um faz o seu treino e ninguém se prende por ritmos desconfortáveis. Hoje em dia como há tanta gente é simples encaixarmos num grupo de companheiros que vai ao nosso ritmo. Ou então fazermos o nosso próprio treino na maior das solidões a ouvir as ondas e a ver o pôr do sol (no verão) ao lado de Sintra. Note-se que na maré vazia o areal da Costa é uma autêntica pista de areia compacta e pouca diferença faz de correr em estrada. Pelo contrário tem muito menos impacto nas articulações à custa de um ligeiro esforço adicional dado que o piso absorve naturalmente um pouco mais a nossa passada. Inicialmente fazíamos 45 minutos em cada sentido. Isso dava para chegar até à Fonte da Telha com um bom andamento, mas à medida que temos um grupo de amigos cada vez mais heterogéneo reduzimos para 30 minutos. Isto dá um treino de 1 hora. É aceitável e acaba por ser uma duração mais compatível com todos os andamentos. Para quem está a começar a correr, mais que 1 hora é complicado. Obviamente não há qualquer obrigação e a pessoa pode voltar para trás a qualquer momento.
Treinos Lunares
Quem pode ir? É necessário inscrever-se? É gratuíto?

Toda a gente pode participar dado que o trajeto, o local e o treino por tempo é compatível com todos. Desde crianças a idosos que apenas queiram caminhar até quem pretenda fazer umas valentes séries, ou quem quiser treinar para a UMA (que pode ir pela areia seca para ganhar força) o Treino Lunar é compatível com 100% das pessoas activas. Não há inscrições, o evento que publicamos no facebook destina-se apenas a passar a mensagem e a agregar as pessoas em torno da nossa causa. Não há lugar para o dinheiro nos Treinos Lunares. Basta aparecer. Não há qualquer obrigação para além de levar boa disposição. Quem quiser levar qualquer coisa para partilhar no petisco final será bem recebido e será tanto mais popular quando melhor fôr o petisco que levar. O petisco e convívio final é a melhor parte e convém ter algum cuidado para não repor o triplo das calorias que gastou no treino. O petisco final destina-se também a jantar porque a hora a que nos juntamos (20h30) só dá tempo para chegar a casa, trocar de roupa, pegar no petisco eleito para o dia e seguir para o treino.

Quantas pessoas costuma ter cada edição?

É sempre uma caixinha de surpresas. A dada altura, com a chegada da Manuela Folgado que é uma das maiores amigas dos Treinos Lunares, o número de pessoas começou a crescer e não tem parado mais. Atualmente é verão e andamos pela casa das 200 pessoas. O evento está a atingir massa crítica e a ser muito divulgado. A SportLife deu uma ajuda e até já no TSF Runners apareceram os treinos lunares (Já agora oiçam o programa aqui http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=3122358&audio_id=3250431). Claro que o dia da semana em que o Treino calha tem influencia e também a estação do ano e a meteorologia. Já chegámos a ser 4… mas já foi há muito tempo

Quantas pessoas terão participado em todas as edições?

Não tenho essa contabilidade mas seguramente vários milhares de pessoas dado que ultimamente andamos sempre com 100-200 pessoas por treino.

Onde é que os corredores podem obter informação acerca destes eventos?

Para além do meu blog em http://corremais.paulopires.net/p/treinos-lunares.html existe também a página do facebook http://www.facebook.com/treinoslunares

Se perguntarem ao Google obterão para além destes sites uma infinidade de referências, blogues, edições anteriores e poderão esclarecer todas as dúvidas. Se mesmo assim ainda tiverem questões é só mandar uma mensagem na página do facebook ou usar o mail [email protected]

Qual o segredo do sucesso dos treinos lunares?

Primeiro esta nossa maluquice saudável que nos une que é a corrida. Mas há vários fatores que tornam os Treinos Lunares únicos. Principalmente correr na praia à noite. É uma sensação de liberdade única. O mar, a brisa, as luzes de Lisboa ao longe (no regresso) são sensações muito fortes que ficam e que nos obrigam a regressar. Eu só arranjei a forma de nos juntarmos todos e podermos compartilhar estas emoções em conjunto. Depois o convívio final em que revemos periodicamente os nossos amigos. E já nem falo na diversidade e imaginação dos petiscos que as pessoas levam. Acho que já demos a volta ao Pantagruel. Por exemplo, alguém com um grelhador a fazer um churrasco de picanha, febras e entremeada já é habitual. Ultimamente noto que estamos a chegar cada vez a mais pessoas e sempre que alguém novo nos descobre fica enfeitiçado por aquele evento. No próximo traz um grupo de amigos e assim sucessivamente.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES