Depois de ter experimentado várias marcas de calçado de corrida, no início de 2011 confiei os meus pés a esta marca e modelo, e ao fim de quase 1000 kms a correr com elas, aqui deixo a minha opinião acerca desta marca ainda pouco conhecida no nosso país.
A marca ZOOT, foi criada no Hawai em 1983, tendo desde logo se especializado em fabricar equipamento para tria-tletas, facto que se mantém até ao dias de hoje. Desde finais de 2010, esta marca passou a ter representação em Portugal através da empresa ROTAPRO, estando esta a fazer uma grande aposta na implementação da marca no nosso país, nomeadamente através do patrocínio aos melhores tri-atletas portugueses.
O primeiro impacto visual com as Ultra kalani causa alguma curiosidade já que têm um aspecto um pouco diferente do sapato tradicional, normalmente coberto a rede. Estas, têm a parte superior composta de um material elástico o que faz com que o pé se adapte imediatamente ao sapato, evitando as habituais queimaduras ou bolhas de habituação. A minha adaptação foi de tal forma imediata que quando alternava com sapatos que já usava ganhava bolhas com estes. A adaptação foi tal que, ao contrário do aconselhável, eu arriscaria a usa-las pela primeira vez para fazer uma maratona.
Em termos de amortecimento e estabilidade, a satisfação é plena. No início, ao correr em alcatrão ou cimento, tinha sempre a sensação de estar a correr em terra ou relva.
No início, tive dúvidas quanto à durabilidade das mesmas já que o elástico não seria tão resistente como a habitual rede. Enganei-me. Ao fim destes quilómetros todos ele está intacto, ao contrário da rede das outras que sempre romperam antes do previsto fim de vida das mesmas.
A diversidade de sapatos de corrida no mercado é tal, que não é fácil escolher e quando escolhemos, muitas das vezes damos mais atenção a um ou outro pormenor deixando outros para segundo plano. Se um sapato tem bom amortecimento, por vezes não é tão bom em termos de estabilidade. Se é bom nestes dois factores, falha ou é mais fraco em durabilidade ou até agrada menos em termos estéticos. No caso da marca e modelo que aqui especifico, penso tratar-se de uns sapatos bastante equilibrados em todas as vertentes, estando certo que irão agradar ao corredor mais exigente.