Portugal ocupa o 12.º lugar no ranking geral de competitividade turística do Fórum Económico Mundial de 2019 e o 1.º lugar na qualidade das infraestruturas turísticas. Por isso, não é de admirar que cada vez mais pessoas procurem Portugal para passar férias.
Continue a ler e aprenda mais sobre alguns dos melhores destinos turísticos no país. No final, descubra ainda algumas dicas para tirar o melhor proveito das suas férias, onde quer que estas sejam.
Alguns dos melhores locais a visitar em Portugal
Turismo cultural, gastronómico e de natureza são algumas das formas de turismo que pode encontrar no país. No entanto, Portugal não se fica por aí e são cada vez mais as pessoas que chegam para praticar atividade desportiva, como é o caso das meias-maratonas organizadas em várias regiões.
Se não sabe por onde começar, conheça a seguir o que há de melhor em algumas das cidades portuguesas.
Experiências na capital
O centro de Lisboa é um lugar rico em monumentos e história, com inúmeras opções a explorar. Passe pelo Castelo de São Jorge, pela Baixa de Lisboa e pela Torre de Belém (já que está nos arredores, não deixe de provar os famosos Pastéis de Belém).
Caso procure relaxar, as praias de Oeiras e Cascais oferecem temperaturas agradáveis e um mar calmo no verão. Já em Sintra encontrará um ambiente digno de um conto de fadas, com palácios opulentes e paisagens de uma beleza singular. Não saia sem visitar pelo menos a Quinta da Regaleira, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.
Miranda do Douro
Se quer passar umas férias mais calmas, o interior do país pode ser a resposta que procura. Conheça a herança cultural única de Miranda do Douro e as suas paisagens. Não deixe de visitar o Parque Natural do Douro Internacional e o Castelo de Miranda do Douro.
Algarve
Quem vai rumo ao sul, está à procura das praias mais bonitas e com a temperatura do mar mais quente. Mas o Algarve é muito mais que isso. Os apreciadores de golfe encontrarão dezenas de campos de qualidade. Afinal, o Algarve é um dos melhores destinos de golfe, com opções como o Old Course Vilamoura e a Quinta do Lago.
Para quem quer conhecer melhor o património da zona, Silves, Sagres e Lagos são locais obrigatórios. E se procura momentos de lazer, além de poder jogar roleta online ou fisicamente, também pode explorar restauração ou até eventos locais, em espaços como o Centro Cultural de Lagos e o Teatro Municipal de Portimão.
Ilhas da Madeira e Açores
No meio do oceano Atlântico existem dois refúgios únicos: Madeira e Açores. Na Madeira poderá fazer observação de baleias e golfinhos e visitar as típicas casas de Santana. Nos Açores estará em perfeita comunhão com a natureza. Descubra as cascatas naturais e lagoas, como a Lagoa do Fogo, e trilhos pedestres rodeados de paisagens inesquecíveis.
Dicas para explorar Portugal
Se quer ter as melhores férias possíveis, o melhor é estar informado e planear. Veja abaixo algumas das nossas dicas para explorar o país de forma mais tranquila.
Planear transportes
Se viajar numa cidade com uma boa oferta de transportes públicos, a opção mais prática e económica será comprar um cartão de viagens. Visite o site ou os pontos físicos dos meios de transporte para saber quais são as opções disponíveis. É possível comprar um cartão, carregá-lo e usá-lo em diferentes transportes públicos.
No entanto, se tiver crianças, quiser explorar a cidade com mais liberdade, ou a oferta de transportes públicos for insuficiente, o aluguer de carros talvez seja a melhor alternativa. Pode fazê-lo online ou pessoalmente. De maneira geral, existem lojas físicas de aluguer de carros em pontos estratégicos, como aeroportos.
Verificar elegibilidade para entradas gratuitas
São vários os museus, monumentos e palácios que permitem aos portugueses e residentes no país entrada gratuita. Existem 37 opções por onde escolher, 52 dias por ano, em qualquer dia da semana. Basta apresentar o seu documento de identificação na bilheteira e será ‘deduzido’ um dia. Se quiser, pode visitar o mesmo monumento num outro dia gratuitamente, ou seja, tem liberdade para escolher como usar os seus 52 dias.
Há ainda entidades que oferecem entradas gratuitas aos domingos e feriados, enquanto outras o fazem a residentes dos municípios. Podem ainda existir outros momentos de gratuitidade pontuais. Por exemplo, no dia da Juventude (12 de agosto), alguns monumentos oferecem entradas gratuitas aos jovens. Basta ficar atento às comunicações e notícias das entidades responsáveis.
Fazer um itinerário
Se tem o tempo limitado para explorar Portugal, maximize esse período da melhor forma: crie um itinerário. Não precisa de ser nada complexo, basta apontar numa folha de papel ou nas notas do seu smartphone os seus planos. Mas claro, se preferir algo mais completo e detalhado, pode optar por criar um roteiro de viagem no Google Maps ou noutras aplicações.
Desta forma, poderá aproveitar a sua viagem mais tranquilamente, reduzir imprevistos, passar menos tempo nas filas e até poupar dinheiro. Por exemplo, se comprar um bilhete para um dos monumentos da “Parques de Sintra” com antecedência, obtém desconto no bilhete e evita as filas na bilheteira local.
Vale a pena visitar Portugal?
A resposta curta é: sim, claro. Portugal é um país pequeno, mas com imensos encantos e recantos para explorar. Existem atividades e férias para todos os gostos. Se prefere relaxar na praia, Algarve é a resposta óbvia. Gosta de caminhadas e paisagens de tirar a respiração? Passe pelas ilhas e delicie os seus olhos com o cenário verde e o mar. Mas para quem gosta de monumentos e aprender mais sobre a história local, ficar por Lisboa e arredores é uma ótima opção.
Apenas planeie a sua viagem com antecedência para se certificar de que tira o melhor proveito do seu tempo e dinheiro. Mas uma coisa é certa: visitar Portugal é sempre uma ótima forma de passar o seu tempo.

