O Trai está de luto. Atleta sucumbiu em plena prova após paragem cardiorespiratória.
A vítima tinha 71 anos, especificou uma fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela à Lusa, e o incidente deu-se na zona da Lagoa do Serrano, na freguesia de Loriga, no concelho de Seia.
Armando Teixeira, organizador da prova referiu: “Infelizmente as coisas acontecem e, como lamentamos profundamente, em nome da organização expresso as nossas mais sinceras condolências à família, amigos, aos colegas do atleta e a toda a comunidade do trail”.
Destacou ainda que o evento acabou por ser interrompido por volta das 12h30, mas devido à degradação acentuada das condições meteorológicas.
“Nós temos aqui dois episódios completamente distintos. Primeiro foi esta situação com o atleta, de morte súbita. Mais tarde, 20 ou 30 minutos depois, a prova foi cancelada, mas em nada teve a ver com esta situação, que ocorreu antes. É importante referir que [o óbito] nada teve a ver com as condições meteorológicas”, sublinhou.
Segundo o responsável, “a prova foi neutralizada só por uma questão de garantir a segurança dos atletas”, que se encontravam fora dos postos de abastecimento, apontando para as características ímpares em Portugal ao nível da imprevisibilidade meteorológica da Serra da Estrela.
“Decidimos mesmo cancelar a prova, porque nós já conhecemos a Serra da Estrela, tem estas características. Mas posso dizer que, dentro deste contexto, todos os meios foram acionados, e que todos os atletas que estavam em prova estão em segurança”, vincou Armando Teixeira.