Portugal oferece a qualquer visitante muito mais do que aquilo que à partida ele poderá imaginar. Entre cenários idílicos que vão de serras imersas no meio de natureza verdejante a algumas das mais belas praias e linhas de costa do mundo, existem pelo país recantos que são desconhecidos para uma imensidão dos seus próprios habitantes.
Como tal, este artigo foca-se em dar a conhecer algumas sugestões de lugares únicos de Portugal onde pode aproveitar para, em todo o relaxe e contato com a natureza, conhecê-los em detalhe enquanto pedala na sua bicicleta.
Costa a Perder de Vista
É sobejamente conhecido que Portugal é um “paraíso à beira-mar plantado” com muito para ver e muito lugar onde ficar. Com efeito, alguns dos mais belos locais por onde começar um passeio de bicicleta levam-nos precisamente a uma comunhão com o Atlântico.
Toda a costa tem pérolas únicas, porém a nossa escolha recairia pela costa alentejana, também conhecida por Costa Vicentina.
O trecho de terra que perfaz o Sudoeste de Portugal é por norma pacífico e convidativo a um ritmo que nos enquadra na natureza de um passeio de bicicleta. Aljezur, Odeceixe, Zambujeira do Mar são todos lugares com trilhos e pequenas estradas onde a cada recanto nos deixamos encantar pela beleza singular desta zona.
Pela Serra Acima (e Abaixo)
Conquistar uma serra de bicicleta não é para os mais temerosos, mas também não tem de o demover imediatamente.
Com muitas serras enquadradas já em grande parte da rede de parques naturais a nível nacional, lugares mágicos como a serra de Sintra, a serra do Montejunto ou qualquer outra onde possa desfrutar de ar puro e vistas magníficas será aproveitado com um outro estado de espírito quando fizer os seus caminhos e trilhos de bicicleta.
É verdade que algumas zonas de subida poderão fazê-lo pensar duas vezes, mas considere que tudo o que sobe deverá invariavelmente descer!
Á Descoberta do Alentejo
É numa zona tantas vezes esquecida por fazer parte do interior do país que vamos encontrar algumas das mais belas paisagens de Portugal.
O Alentejo tem a vantagem de ser muito mais plano na sua generalidade do que qualquer serra que deseje percorrer de bicicleta. Além disso, encontra ainda zonas de magia única como o são a reserva do Alqueva ou o Parque Natural do Vale do Guadiana, no Alentejo mais profundo.
Quilómetros de espaço e silêncio vão ser motivo mais que suficiente para levar a sua bicicleta e redescobrir o seu país e a si próprio no processo.
Vilas e Cidades
É comum pensarmos em cidades como lugares onde as bicicletas não são sempre bem-vindas, porém, existem exceções e cidades de todas as dimensões em Portugal.
De Cascais a Olhão, Évora a Santarém, Vila Nova de Gaia a Coimbra, existem cidades onde o espaço para as bicicletas ainda é coabitável com a habitual azáfama e trânsito que carateriza os espaços maiores.
Optando por lugares onde o trânsito não aflui ou em zonas pensadas precisamente para os amantes das duas rodas não motrizes, encontrará assim uma forma distinta de ficar a conhecer ruas e paisagens urbanas.
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 67 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal.
Site Oficial: www.vitordias.pt
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Concorda?SIMNÃOPolítica de Cookies