Muitas pessoas não se apercebem que têm uma infecção fúngica/micótica numa unha e, por isso, não procuram tratamento. As infecções fúngicas das unhas dos pés são um problema comum de saúde e podem persistir durante muitos anos sem nunca causarem dor. Contudo, não sendo tratada, pode acarretar sérios problemas.
Também chamadas de onicomicoses, as infecções fúngicas das unhas são infecções sobre/sob a superfície da unha, mas que também podem penetrar a unha. Estas infecções podem ser acompanhadas por uma infecção secundária por bactérias e/ou leveduras no leito ungueal ou na sua periferia, que pode conduzir a dor e limitação na locomoção. Os sinais podem incluir discromia (alteração da cor), espessamento, deformação, fragmentação, odor desagradável, e a infecção pode-se disseminar para outras unhas dos pés, pele, ou mesmo para as unhas das mãos.
Uma lesão da matriz ungueal pode fazer com que uma unha fique mais susceptível a todos os tipos de infecção, incluindo a fúngica. Noutros factores que podem contribuir incluem-se a transpiração excessiva (hiperhidrose), pé de atleta, traumatismos e micro-traumatismos por repetição (que também poderão conduzir a unhas negras – ficará para outro texto).
Especialmente nos atletas, dos cuidados gerais de prevenção referidos a seguir, realça-se a qualidade do calçado desportivo, nomeadamente a adequação às dimensões dos pés (comprimento, largura e volume), arejar e alternar o calçado; é também importante ajustar-se adequadamente os atacadores de forma a evitar que o pé deslize constantemente e bata à frente. Poderá ser também importante fazer o despiste de eventuais desvios biomecânicos/funcionais que possam ser a causa de microtraumatismos repetitivos.
Pode-se prevenir infecções fúngicas das unhas tomando estas precauções simples:
– Não partilhe corta-unhas ou outros instrumentos com ninguém.
– Não partilhe meias ou calçado.
– Mantenha uma higiene adequada e inspeccione regularmente os pés.
– Mantenha os pés limpos e secos.
– Corte as unhas em linha recta e tenha como orientação a ponta do dedo do pé.
– Use calçado de chuveiro em instalações públicas sempre que possível.
– Utilize calçado de dimensões adequadas, com espaço interior adequado, e com materiais que permitam “arejar”.
– Evite usar meias excessivamente apertadas e que promovam a humidade. Utilize meias de algodão ou com fibras especializadas e mude-as durante o dia, se necessário.
– Desinfecte as ferramentas domésticas de pedicure e não aplique verniz/similares nas unhas suspeitas de infecção.
Dependendo do tipo de infecção que possa ter, nem todos os produtos tópicos podem impedir a recorrência de uma infecção fúngica. É preferível procurar um podologista para fazer o diagnóstico e tratamento local (consiste frequentemente em remover os detritos contaminados das unhas, um processo chamado desbridamento) e então estabelecer um plano terapêutico adequado ao seu caso (tópico e, se necessário, oral). Nota: Não se deve automedicar.
Actualmente existem tratamentos por laser (ou similar) mas que, infelizmente, ainda só têm uma eficácia de 60-70%, necessitam de várias sessões e são muito dispendiosos. Alertamos para a proliferação de publicidade a tratamentos realizados por pessoas sem formação adequada – proteja-se.
Eu tenho este problema já fazem mais de 10 anos.
Nunca consegui um remédio que o cure este meu problema.
Vocês poderiam me informar qual remédio usar?
Att
Valmir
Há vários medicamentos no mercado, mas poderão não resolver o problema sem um correcto diagnóstico, incluindo causas externas que possam estar na origem da eventual micose ungueal.
Sugiro que não gaste dinheiro a comprar e a experimentar “produtos” – sugiro que consulte um Podologista para uma abordagem correcta ao seu caso específico.
Cumprimentos
Olá boa noite Doutor Romeu. Já fui uma ocasião a uma consulta com o senhor doutor ainda no hospital militar do porto, sem duvida resolveu o problema que tinha.
Agora passado uns anos precisava de nova consulta, a minha questão é onde poderei encontrar o sr. Doutor?
Cumprimentos Filipe Ferreira
Bom dia,
Enviei-lhe email com a informação solicitada.
Cumprimentos
Boa tarde.
Gostaria de ter o contato do do Dr. Romeu para agrendar consulta.
Obrigado
Boa tarde,
Enviei por email.
Cumpirmentos
Olá, tenho dúvidas!
Minhas unhas fica assim quando uso sapatos apertados, depois uma semana minhas unhas fica amareladas e doloridas e depois fica podre… Porque isso acontece?
Bom dia,
Pelo que descreve, deve-se à utilização de calçado apertado; e se é no espaço de uma semana, poderá ser um descolamento da unha resultado desse traumatismo.
A primeira atitude deverá ser não utilizar calçado apertado; o segundo passo deverá ser uma avaliação detalhada das alterações para se estabelecer um diagnóstico e um plano de tratamento.
Cumprimentos