Prova principal com recorde de finalizadores: mais de seis mil corredores cruzaram a linha de meta.
Os quenianos Wisley Kimeli (2:08:33) e Rael Kinyara Nguriatukel (2:27:11) venceram este domingo a 11.ª edição da EDP Maratona de Lisboa, uma prova que juntou um número recorde de participantes no percurso entre Cascais e Lisboa, no Terreiro do Paço. Ao todo, concluíram a prova perto de seis mil corredores, um registo que supera em mais de 1.00 atletas aquele que foi registado no ano passado.
Quanto à Hyundai Meia Maratona, que se realizou pela 24.ª ocasião, acabou por ter sido bastante afetada pelo vento e pela humidade no que a ambições competitivas por tempos rápidos diz respeito, tendo sido ganha pelo favorito etíope Mosinet Geremew (1:03:09). Nas mulheres venceu Faith Chepchirchir Kiprotich (1:10:33).
Declarações dos vencedores
Wisley KimelI, vencedor da EDP Maratona de Lisboa
“A prova foi dura. As subidas eram complicadas e até mesmo as descidas. E o vento complicou. Mas estava focado em conseguir um recorde pessoal. Consegui, dei tudo de mim para tal. Estou muito feliz. A corrida é muito boa. Gostava de voltar no próximo ano”
Rael Kinyara Nguriatukel, vencedora da EDP Maratona de Lisboa
“A corrida não foi fácil, pois tinha muito sobe e desce. E o clima complicou, nomeadamente o vento. Mas estou feliz por ter ganho”
Mosinet Geremew, vencedor da Hyundai Meia Maratona
“Missão cumprida. Estou feliz pela vitória, mas não estou satisfeito com o tempo, não esperava tanto. Queria fazer 60:00. Não estou satisfeito, não queria acabar com este tempo. É um tempo normal! Depois de um tempo lesionado, era a primeira competição. Estou feliz por ganhar depois desse período de pausa. Mas como estou a preparar uma maratona, é um indicador positivo”
Faith Chepchirchir Kiprotich, vencedora da Hyundai Meia Maratona
“Esta é uma boa corrida, mas o clima foi muito complicado. Estava muito vento. Estou feliz. É a segunda vez que corro aqui em Lisboa. Da primeira vez não consegui acabar, mas desta consegui. Agradeço aos organizadores por ter cá estado”
Pódio EDP Maratona de Lisboa
Masculino:
- Wisley Kimeli (Quénia), 2:08:33
- Emmanuel Kipchumba Kemboi (Quénia), 2:09:10
- Edwin Kipruto Tuitoek (Quénia), 2:09:48
Feminino:
- Rael Kinyara Nguriatukel (Quénia), 2:27:11
- Cynthia Kosgei (Quénia), 2:30:36
- Sheila Chebet (Quénia), 2:33:48
Pódio Hyundai Meia Maratona
Masculino:
- Mosinet Geremew (Etiópia) 1:03:09
- Peter Kipsarat (Quénia) 1:03:16
- Victor Kemboi (Quénia) 1:03:23
Feminino:
- Faith Chepchirchir Kiprotich (Quénia), 1:10:33
- Faith Chepkoech (Quénia), 1:10:37
-
Alem Nigus (Etiópia), 1:10:46