...

Como evitar entorses na corrida

Para evitar entorses durante a corrida, é importante tomar algumas medidas de precaução. Aqui estão algumas dicas úteis.

1. Use calçado adequado: Certifique-se de utilizar sapatilhas para corrida que ofereçam bom suporte e amortecimento. Estes devem-se ajustar bem aos seus pés e proporcionar estabilidade.

2. Faça um aquecimento adequado: Antes de iniciar qualquer atividade física, realize um aquecimento adequado para preparar os músculos, tendões e ligamentos para o exercício. Isso pode incluir alongamentos dinâmicos e movimentos de aquecimento específicos para as articulações envolvidas na corrida.

3. Fortaleça os músculos e estabilize as articulações: Um programa de fortalecimento muscular, focado nos músculos das pernas, tornozelos e core, pode ajudar a estabilizar as articulações e reduzir a probabilidade de entorses. Exercícios como agachamentos, lunges e fortalecimento do tornozelo podem ser úteis.

4. Melhore o equilíbrio e a propriocepção: Treinar o equilíbrio e a propriocepção, que é a consciência corporal e a capacidade de perceber a posição das articulações, pode auxiliar na prevenção de entorses. Exercícios como ficar em pé numa perna, prancha lateral e equilíbrio em plataforma instável podem ser benéficos.

5. Aumente gradualmente a intensidade e a duração da corrida: Evite aumentar repentinamente o volume ou a intensidade do treino, pois isso pode sobrecarregar os músculos e as articulações, aumentando o risco de lesões, incluindo entorses. Certifique-se de seguir um programa de treino progressivo e respeitar os limites do seu corpo.

6. Esteja atento ao terreno: Durante a corrida, preste atenção ao terreno em que está a pisar. Evite superfícies irregulares, buracos ou obstáculos que possam aumentar o risco de torções. Seja especialmente cauteloso em terrenos instáveis ou escorregadios.

Lembre-se de que, se sentir dor ou desconforto, é importante parar e procurar orientação de um podologista qualificado. Eles poderão avaliar a sua condição e fornecer recomendações específicas para a sua situação.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES