...

A 37ª edição da Maratona des Sables vai mais uma vez desafiar os limites dos atletas no Saara

A 37ª edição da Maratona des Sables vai mais uma vez desafiar os limites dos atletas no Saara250 km, 6 etapas, 7 dias em autossuficiência alimentar e mais de 1.200 corredores de 50 países, 7 deles portugueses. O Correr Por Prazer trará até si diariamente notícias do deserto através das crónicas enviadas por Ester Alves.

De 23 a 29 de abril de 2023, será realizada a 37ª edição deste desafio, organizado pelo aventureiro francês radicado em Espanha, Patrick Bauer. A edição deste ano ultrapassou os 1.200 inscritos.

Informações básicas da MARATHON DES SABLES:

  • 37ª edição

  • Sahara marroquino, o percurso é secreto até à véspera do início da 1ª etapa a 23 de abril

  • Ultra trail no deserto, em condições de autossuficiência alimentar (a organização só fornece água)

  • 6 etapas (um total de 7 dias), aproximadamente 250 km no total

  • A primeira etapa após os controles de segurança começa no dia 23 de abril e a última etapa, a solidária já fora da competição, é no dia 29 de abril

  • Mais de 500 pessoas na organização, 60 das quais são profissionais de saúde

  • Mais de 25.000 participantes neste evento desde 1986

De 23 a 29 de abril, a 37ª Maratona des Sables (MDS) receberá mais de mil participantes de todo o mundo, dos quais cerca de cinquenta são espanhóis e sete são portugueses. Durante o desafio, os aventureiros vão colocar-se à prova enfrentando as complicadas condições do sul de Marrocos em autossuficiência, guiados apenas pela força de superação, motivação e pela indispensável companhia dos restantes atletas.

A 36ª edição em 2022 foi extremamente dura e em 2023 não será menos

Milhares de atletas já se puseram à prova num exigente desafio na Maratona des Sables, prova em que os corredores enfrentam a autossuficiência alimentar e as condições climatéricas extremas do deserto marroquino, onde as temperaturas oscilam entre os 45º durante o dia e dia 5º à noite.

Depois das duras 35ª e 36ª edições do MDS, realizadas em outubro de 2021 e abril de 2022, regressa um novo desafio, que será novamente uma verdadeira introspeção desportiva para os mais de mil inscritos.

A 37ª Maratona des Sables é, à semelhança das edições anteriores, uma corrida a pé com 6 etapas a realizar em 7 dias, em ritmo livre, e com autossuficiência alimentar. Cada participante deverá trazer a sua própria mochila com a sua alimentação e outros materiais obrigatórios, incluindo uma bússola, que será muito útil para não se perderem no caminho entre as dunas, mesmo apesar das marcações e tendo um guia turístico que é entregue no dia anterior o início do evento.

A organização segue de perto todos os seus concorrentes desde o campo móvel da prova graças à utilização de balizas SPOT® e, embora o percurso esteja sinalizado, se o vento aumentar, seguir a sinalização pode tornar-se uma tarefa algo complicada. Ao nível das curiosidades, refira-se que o homem mais velho que vai participar nesta edição tem 81 anos, a mulher mais velha tem 72 anos e a mais nova acaba de completar 16 anos. Há ainda o atleta mais fiel da prova que vai correr a MDS a sua 35ª Maratona des Sables, na qual só falhou 2 vezes.

Entre os diferentes jornalistas que viajarão a Marrocos para acompanhar dia a dia esta próxima 37ª edição de dentro, ou seja, competindo, destacamos Albert Jorquera, um comunicador apaixonado pelo mundo do trail running que trabalha para diferentes programas de rádio, sites ou jornais como o Mundo Deportivo ou Runedia. A portuguesa Ester Santos Alves (CorrerPorPrazer.com – Especial MDS), e diretora geral da clínica desportiva Estádio Clinica de Barcelos e Raul Jiménez “Menottinto”, jornalista do programa ‘El Desmarque’ da Atresmedia. Também participará o ultramaratonista do Territorio Trail David Sánchez Haro, especialista em corridas no deserto com sua última experiência em Omã há apenas alguns meses.

MDS 2023
Fotos: Marta Bacardit Photography

Atletas favoritos a vencer a 37ª edição do MDS

Na categoria masculina, as atenções estão voltadas para Rachid El Morabity, que venceu a prova nove vezes e que buscará a sua décima vitória em 2023. Seu irmão mais novo, Mohamed El Morabity, é o principal oponente de Rachid. Além disso, Aziz Yachou provou ser um desportista excepcional ao terminar em terceiro atrás dos irmãos El Morabity na última corrida e está em excelente forma no momento. De salientar que este ano, o francês comandado por Mathieu Blanchard vai tentar quebrar a hegemonia masculina marroquina nesta corrida do deserto.

Outro favorito é o russo Anton Samokhalov, de 37 anos. Boas prestações deste corredor que atua no circuito de trail há dez anos, com uma velocidade geralmente sustentada e constante, vantagem com que jogará no MDS. O americano David Kilgore também tentará a vitória. Originalmente da Flórida, onde costumava caçar jacarés, é atleta a tempo inteiro desde 2019. David não consegue deixar de brincar, exceto quando corre. Integrante da equipe americana de ultra trail, este será seu primeiro MDS.

Na categoria feminina, Ragna Debats, holandesa residente em Espanha, pode conquistar o título pela segunda vez, graças à sua experiência e habilidades excepcionais em corridas de ultradistância. Também digno de nota é o japonês Tomomi Bitoh, que teve uma série de pódios impressionantes em corridas de ultradistância em vários continentes, terminando em segundo lugar no MDS 2019. Não devemos subestimar a francesa Maryline Nakache, de 38 anos. Desde 2017, Maryline vence uma vez a cada duas quando alinha numa corrida, de preferência em provas de 45 a 100 km. Vencedora do EcoTrail de Paris em 2022. Este será o seu primeiro MDS.

De destacar a atleta olímpica belga de 34 anos com 2h 37′ na maratona, Manuela Soccol. Em termos de rácio dificilmente se consegue melhor, 6 vitórias para 6 ultra provas de Manuela em 3 anos. Vencedor de eventos como o Mega Meyboom Trail Brussels de 65 km ou o Tarawera Ultramarathon de 102 km, entre outros. Sem esquecer que a belga representou o seu país nos Jogos Olímpicos de 2016, na maratona, e destacou-se nos 10.000 metros e 20 km. Também será seu primeiro MDS.

Outra das grandes candidatas ao título é a marroquina Aziza El Amrany. Na sua primeira participação no MDS em 2022, Aziza terminou em terceiro e pode substituir os compatriotas Touda Didi e Aziza Raji nos próximos anos. Por fim, a britânica Gemma Game, de 43 anos, que já foi terceira nas edições do MDS em 2018 e 2019, já havia sido 4ª em 2015. Gemma está de volta e tem boas chances de voltar a entrar no Top 10.

MDS Solidário

Atrás de cada número está uma mulher, um homem, uma alma que, como em cada edição, luta não só para terminar a prova, mas também para angariar fundos para uma associação no seu respetivo país.

Há 10 anos que a Maratona des Sables se mobiliza para levar crianças de 3 a 10 anos à prática desportiva e alfabetizar mulheres, graças à sua associação SOLIDARITÉ MARATHON DES SABLES. Este centro aposta na transmissão de princípios e valores universais através do desporto, desde muito cedo, e na sensibilização das mães para melhores práticas de higiene e saúde, bem como na educação.

Mais informações em: https://www.marathondessables.com/es/marathon-des-sables/solidaridad-mds

Site Oficial da prova: www.marathondessables.com

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES