250 km, 6 etapas, 7 dias em autossuficiência alimentar e mais de 1.200 corredores de 50 países, 7 deles portugueses. O Correr Por Prazer trará até si diariamente notícias do deserto através das crónicas enviadas por Ester Alves.
De 23 a 29 de abril de 2023, será realizada a 37ª edição deste desafio, organizado pelo aventureiro francês radicado em Espanha, Patrick Bauer. A edição deste ano ultrapassou os 1.200 inscritos.
Informações básicas da MARATHON DES SABLES:
-
37ª edição
-
Sahara marroquino, o percurso é secreto até à véspera do início da 1ª etapa a 23 de abril
-
Ultra trail no deserto, em condições de autossuficiência alimentar (a organização só fornece água)
-
6 etapas (um total de 7 dias), aproximadamente 250 km no total
-
A primeira etapa após os controles de segurança começa no dia 23 de abril e a última etapa, a solidária já fora da competição, é no dia 29 de abril
-
Mais de 500 pessoas na organização, 60 das quais são profissionais de saúde
-
Mais de 25.000 participantes neste evento desde 1986
De 23 a 29 de abril, a 37ª Maratona des Sables (MDS) receberá mais de mil participantes de todo o mundo, dos quais cerca de cinquenta são espanhóis e sete são portugueses. Durante o desafio, os aventureiros vão colocar-se à prova enfrentando as complicadas condições do sul de Marrocos em autossuficiência, guiados apenas pela força de superação, motivação e pela indispensável companhia dos restantes atletas.
A 36ª edição em 2022 foi extremamente dura e em 2023 não será menos
Milhares de atletas já se puseram à prova num exigente desafio na Maratona des Sables, prova em que os corredores enfrentam a autossuficiência alimentar e as condições climatéricas extremas do deserto marroquino, onde as temperaturas oscilam entre os 45º durante o dia e dia 5º à noite.
Depois das duras 35ª e 36ª edições do MDS, realizadas em outubro de 2021 e abril de 2022, regressa um novo desafio, que será novamente uma verdadeira introspeção desportiva para os mais de mil inscritos.
A 37ª Maratona des Sables é, à semelhança das edições anteriores, uma corrida a pé com 6 etapas a realizar em 7 dias, em ritmo livre, e com autossuficiência alimentar. Cada participante deverá trazer a sua própria mochila com a sua alimentação e outros materiais obrigatórios, incluindo uma bússola, que será muito útil para não se perderem no caminho entre as dunas, mesmo apesar das marcações e tendo um guia turístico que é entregue no dia anterior o início do evento.
A organização segue de perto todos os seus concorrentes desde o campo móvel da prova graças à utilização de balizas SPOT® e, embora o percurso esteja sinalizado, se o vento aumentar, seguir a sinalização pode tornar-se uma tarefa algo complicada. Ao nível das curiosidades, refira-se que o homem mais velho que vai participar nesta edição tem 81 anos, a mulher mais velha tem 72 anos e a mais nova acaba de completar 16 anos. Há ainda o atleta mais fiel da prova que vai correr a MDS a sua 35ª Maratona des Sables, na qual só falhou 2 vezes.
Entre os diferentes jornalistas que viajarão a Marrocos para acompanhar dia a dia esta próxima 37ª edição de dentro, ou seja, competindo, destacamos Albert Jorquera, um comunicador apaixonado pelo mundo do trail running que trabalha para diferentes programas de rádio, sites ou jornais como o Mundo Deportivo ou Runedia. A portuguesa Ester Santos Alves (CorrerPorPrazer.com – Especial MDS), e diretora geral da clínica desportiva Estádio Clinica de Barcelos e Raul Jiménez “Menottinto”, jornalista do programa ‘El Desmarque’ da Atresmedia. Também participará o ultramaratonista do Territorio Trail David Sánchez Haro, especialista em corridas no deserto com sua última experiência em Omã há apenas alguns meses.

Fotos: Marta Bacardit Photography