...

A Salomon apresenta uma sapatilha reciclável

A Salomon apresenta a Index.01, uma sapatilha de corrida de alto rendimento reciclável. Projetada para ser desmontada e reciclada, a Index.01 leva as tuas sessões de treino ao nível dos teus valores.

Com poliéster reciclado na parte superior e poliuretano termoplástico (TPU) na parte inferior, a equipa de desenvolvimento da Salomon garantiu que ambas as partes do Index.01 fossem recicláveis.

Setembro de 2020 – A Salomon, marca líder em desportos outdoor, como trail running ou esqui, apresenta a Index.01, uma sapatilha de corrida de alto rendimento projetada para ser reciclada. O resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento no centro de design da Salomon em Annecy, nos Alpes franceses, é um calçado fabricado para reduzir o desperdício de material utilizando os princípios dos ciclos de vida circulares. Estará disponível na primavera de 2021.

Quando a equipa de calçado da Salomon se propôs a criar uma sapatilha de corrida multifuncional que cuidasse do planeta, o seu objetivo era torná-la reciclável sem sacrificar o rendimento. Materiais únicos e fabrico exclusivos tornaram o sonho realidade: a Index.01.

Utiliza poliéster reciclado na parte superior e poliuretano termoplástico (TPU) na parte inferior, a equipa da Salomon garantiu que ambas as partes da Index.01 fossem recicláveis. No final de vida útil do calçado, a palmilha reciclada é retirada para que as partes superior e inferior sejam separadas e iniciem o seu processo de reciclagem. Uma vez separado, o fundo será triturado em pequenos grânulos e então misturado com TPU virgem para fazer, entre outros produtos, botas de esqui alpinas Salomon. A parte superior de poliéster também pode ser reutilizada para o fabrico de tecidos.

A espuma acolchoada em base TPU na parte inferior e a geometria R.Camber (rocker) da sapatilha, que ajuda a impulsionar o corredor para frente com uma transição rápida para que passe menos tempo no solo, garantem o rendimento da Index.01 em corrida. Combinando desempenho, estilo e valores, a Index.01 tem um visual limpo, porém inovador, projetada para ser competitiva na corrida em estrada e ter um visual elegante num ambiente mais casual. Com apenas 285 gramas, é ideal para o treino diário, apresentando um drop de 9 mm, assim como um forro de meia moldado feito de material 100% reciclado (espuma EVA reciclada e um revestimento de poliéster reciclado).

“A experiência da Salomon em vários desportos, juntamente com a sua paixão pelo meio ambiente, levou ao desenvolvimento deste novo calçado emocionante”, disse o presidente da Salomon, Michael White. “Quando a Index.01 foi apresentada internamente, toda a gente explodiu com aplausos espontâneos porque o sonho de uma sapatilha Salomon totalmente reciclável tinha-se tornado realidade.”

COMO SE FABRICA A INDEX.01

No final de 2019, a Salomon lançou uma sapatilha conceptual feita inteiramente de poliuretano termoplástico (TPU). A ideia era que tudo isto pudesse ser triturado em pequenos pedaços no final da sua vida útil e, então, usado no fabrico de uma bota de esqui alpina Salomon. Este conceito inspirou o novo Index.01.

Um desafio importante na criação do Index.01 foi encontrar um material para a parte inferior que fosse reciclável e pudesse fornecer a absorção ao choque e o ressalto necessários para o funcionamento em estrada. A resposta foi uma espuma à base de TPU com injeção de nitrogénio chamada INFINIRIDE, que pode ser triturada em pequenos pedaços e reciclada quando o calçado chega ao fim da sua vida útil. Uma cola à base de água é usada para unir a parte inferior à parte superior, o que minimiza a contaminação do material.

A sapatilha foi feita de forma a poder ser facilmente desmontada no final da sua vida útil. Depois de desmontados, os materiais da parte superior e inferior são reciclados separadamente. O fio utilizado para unir as partes superior e inferior também é de poliéster, o que permite fazer parte dos materiais reciclados da parte superior.

“Primeiro, tivemos que criar uma sapatilha utilizando apenas dois materiais que poderiam ser separados e reciclados”, diz Olivier Mouzin, gestor do programa de sustentabilidade de calçado da Salomon. “Também tínhamos que garantir que estes materiais nos permitissem criar um calçado que excedesse os nossos padrões para a corrida diária em estrada em termos de ajuste, rendimento e durabilidade.”

RECICLAGEM DA INDEX.01

Para iniciar o processo de reciclagem, os donos da Index.01 simplesmente terão que ir a Salomon.com e imprimir uma etiqueta de remessa para entregar o calçado no centro de coleta mais próximo, gratuitamente. A partir daí, as sapatilhas iniciarão a sua jornada para uma segunda vida.

Para minimizar o impacto do transporte, o calçado será recebido nos centros de coleta de cada uma das regiões da Europa, América do Norte e Ásia/Pacífico. Aí, o produto será lavado e desmontado antes de cada material ser enviado para a reciclagem local. Os materiais da parte de baixo que são reciclados na Europa serão usados ​​para criar novas botas de esqui Salomon a partir da temporada de inverno de 2022. A parte de cima de poliéster também será triturada, depois transformada em fio e usada para fazer tecido. Atualmente estão a ser definidos os parceiros de reciclagem e a utilização específica da segunda vida dos materiais em cada região.

“É importante ser coerente, em termos de sustentabilidade, na coleta do calçado em final de vida ”, afirma Mouzin. “Não queremos que viajem por todo o planeta. Por isso, como primeiro passo, criámos centros de coleta em cada região. A partir daí, também tivemos que encontrar parceiros de reciclagem para reciclar localmente os materiais da sapatilha. A Salomon pode reciclar TPU na Europa e em colaboração com as nossas fábricas na Ásia, mas tivemos que encontrar soluções para poliéster e para TPU na América do Norte.”

Também não será utilizado nenhum papel de preenchimento ou etiquetas adicionais ​​nas Index.01, num esforço para reduzir o desperdício de material. Além disso, para a temporada de primavera de 2021, todo o calçado Salomon utilizará embalagens certificadas pelo FSC. O impacto ambiental de todas as embalagens de calçado Salomon foi drasticamente reduzido em 2017, quando a cola e a tinta à base de água foram eliminadas, e a quantidade de papelão foi reduzida.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES