Estudos recentes mostram que correr de maneira regular pode fazer bem à coluna.
Parece mentira, não é? A vida inteira ouvimos que correr faz mal à coluna, que pessoas começaram a sentir dor nas costas depois de começar a correr e até pessoas que foram proibidas de correr pois têm alguma lesão na coluna…
Mas um estudo publicado pela revista NATURE em 2017 mostrou que a corrida traz inúmeros benefícios para a coluna, mais precisamente para o disco intervertebral, melhorando a sua hidratação deixando-o mais “forte”.
O estudo avaliou pessoas sedentárias e pessoas que correm com uma certa frequência. O resultado mostrou que o grupo de corredores apresentou os benefícios citados acima para o disco intervertebral proporcionando uma coluna mais saudável. Levando assim à conclusão de que correr poderá gerar menos risco para a sua coluna do que não correr.
Uma boa postura, um corpo forte e com mobilidade são outros fatores que vão proteger a sua coluna durante a corrida. Então procure sempre profissionais habilitados que te possam ajudar a ter uma corrida mais saudável e segura.
É bom deixarmos claro que num período de crise aguda na coluna com muita dor, o ideal é parar de correr, tratar a lesão e se preparar adequadamente para voltar a correr de forma gradual e segura.
Não tenha medo, calce as sapatilhas e vá correr!
Se for para escolher entre ficar parado em casa ou sair de casa para correr ou praticar qualquer outra atividade física escolha sempre a atividade física, pois você terá muitos benefícios.
Então o importante é deixarmos as crenças de lado, buscar informações baseadas em evidência, preparar-se de maneira adequada e correr feliz!