...

Conheça os 6 melhores trilhos de Portugal através de aluguer de carrinhas em Lisboa

Conheça os 6 melhores trilhos de Portugal através de aluguer de carrinhas em LisboaUma ótima forma de conhecer Portugal é explorando os seus trilhos e percursos pedestres que oferecem um contacto direto com a natureza e lhe permitem aliar a atividade física ao lazer.

Pode incluir a descoberta de um destes trilhos nuns dias de descanso em família, escolhendo percursos curtos que permitam fazer caminhadas com crianças, ou optar por trilhos que são verdadeiros desafios à sua forma física e, por isso, ideais para serem realizados sozinho ou na companhia de alguém que também tenha gosto por percursos que exijam mais preparação física.

Conheça a seleção de 6 trilhos e percursos pedestres que pode fazer em Portugal.

Passadiços do Paiva

Comecemos esta seleção pelo trilho mais conhecido de Portugal e que tem a particularidade de a dificuldade ser de baixa a moderada, o que é ideal para um passeio com toda a família. Não é permitido correr nos passadiços, mas a sua beleza e caracterísitcas únicas fazem valer uma visita.

Estes passadiços estão localizados na margem esquerda do Rio Paiva e contam com cerca de 9 quilómetros de extensão num local de beleza única, onde pode usufruir de quedas de água e locais emblemáticos como a Praia Fluvial do Vau ou a Cascata das Aguieiras.

Saindo de Lisboa, os Passadiços do Paiva ficam a cerca de 3h30 de viagem, o que é uma distância razoável para fazer, por exemplo, num fim de semana prolongado. Conta com vários locais onde pode ficar hospedado, dentre os quais destacamos o Hotel Rural da Freita, em Arouca, que disponibiliza aluguer de bicicletas para melhor poder explorar a área.

Trilhos de Marvão

Esse é também um trilho fácil, ideal para toda a família e que, optando pelo percurso Portagem-Marvão-Portagem, terá um agradável passeio de 7 quilómetros ao longo dos quais poderá usufruir das paisagens naturais do Alto Alentejo.

Caso opte por uns dias em família pela Vila de Marvão, esses percursos são o complemento ideal para uma solarenga manhã antes de se deliciar com os pratos tradicionais da Vila, que tem como estrelas os conhecidos ensopados de cabrito, as migas ou os populares pratos com o ex-líbris da Vila, as castanhas.

A Vila oferece também vários percursos de corrida em montanha de dificuldade elevada, onde pode inclusivé participar de provas de trail para testar a sua condição física num ambiente Romano e Medieval em estreita consonância com a natureza no seu estado puro, que fazem desta prova uma experiência a não perder.

Trilhos de Sintra

Apenas a 30 minutos de Lisboa, a Serra de Sintra oferece vários percursos pedestres para quem é amante da natureza e deseja sair um pouco de Lisboa e do ambiente citadino, mas sem ir para longe.

A dificuldade técnica de trilhos como o da Peninha e Anta Adrenunes – possível de ser feito pela zona da Serra de Sintra – é moderada, o que pode ser uma boa escolha para fazer entre amigos que já contam com alguma resistência física. Esse percurso oferece uma vista sobre o Atlântico, algo que o torna imperdível, ainda que tenha pontos difíceis devido às ingremes subidas.

Sendo um trilho mais próximo da capital, e caso opte por ir com amigos, pode ser uma boa opção alugar uma carrinha em Lisboa. Dessa forma, podem dividir o aluguer entre todos, além de ter a possibilidade de escolher um veículo suficientemente espaçoso para viajar confortavelmente, facto importante a ter em consideração – principalmente para a viagem de regresso, quando estarão com certeza cansados. Também podem escolher pernoitar num dos muitos alojamentos disponíveis na região, como o Hostel Nice Way, localizado apenas a 300 metros do Palácio Nacional de Sintra, e retornar a Lisboa no dia seguinte.

Não podemos falar dos trilhos de Sintra sem mencionar a já popular corrida do Monte da Lua, que conta também com opção de caminhada e que é a prova ideal para usufruir do misticismo da Vila, uma vez que é realizada de noite. Com 10 quilómetros, este percurso é uma boa forma de correr com amigos numa prova mágica.

Trilhos da Arrábida

Continuando dentro das opções perto da capital, podemos mencionar o Parque Natural da Arrábida, que oferece uma combinação de azul do mar com o verde da vegetação da serra. Os trilhos da região têm dificuldade técnica elevada. São muitos os percursos pedestres que podem ser feitos, mas, caso ainda seja inexperiente, recomendamos o Trilho da Serra do Risco, que permite visitar um dos locais emblemáticos do parque, as Marmitas do Gigante.

Já para corridas, existem muitos percursos de terra batida e de moderada dificuldade pela serra do Louro ou pela baía do Sado, que são ideais para quem gosta de testar a resistência física. Para esses trilhos, além de boa resistência física, é aconselhado fazer o percurso com um grupo que tenha bom espírito de equipa. Também aqui, caso não possuam um automóvel ou prefiram não viajar com veículo próprio, podem optar por pesquisar opções económicas nas várias plataformas online disponíveis. Portais como https://www.aluguerdecarrosbaratos.pt/portugal/lisboa/ permitem aos utilizadores que comparem os preços do aluguer de diferentes veículos, encontrando dessa forma a solução que tenha a melhor relação preço/benefício para o grupo.

Rota Vicentina

Se o que procura é um trilho que facilmente possa incluir nas suas férias de Verão, então a rede de percursos da Costa Vicentina, com mais de 450 quilómetros, é o ideal. Tratam-se de percursos longos, com dificuldade moderada e que podem perfeitamente ser incluídos nos seus dias de descanso para não perder o ritmo de atividade física. Além disso, pode apreciar belas paisagens que fazem valer a pena o empenho físico. Também aqui facilmente consegue aproveitar estes percursos para corridas junto à costa e que pode inclusive intercalar com caminhadas em família.

Com partida em Porto Covo e chegada do percurso no Cabo de São Vicente, pode escolher opções de alojamento desde o Porto Covo Hotel Apartamento até a Pousada de Sagres. Mas, se preferir uma opção que permita conhecer toda a extensão da rota, pode equacionar alojamento e transporte através do aluguer de uma autocaravana onde possa pernoitar.

Trilho de Lagoa, Algarve

Continuando a Sul, o percurso dos Sete Vales Suspensos no concelho de Lagoa é um percurso pequeno. Se decidiu rumar a sul para uns merecidos dias de descanso, ou se é residente do Algarve e é amante de percursos pedestres, este é um a não perder. Para o alojamento, há locais como o Carvoeiro Hotel, localizado junto à praia e ideal para relaxar depois da descoberta deste trilho. Pode ainda optar por correr em Estômbar, no Sítio das Fontes, que conta igualmente com ótimas paisagens.

Felizmente, existem muitas outras opções ao longo de todo o território continental com percursos de corrida e trilhos terrestres de diferentes dificuldades e paisagens. No entanto, com esta seleção tem uma oferta de percursos variados, dentre os quais pode escolher caminhadas em dias de descanso em família ou trilhos para serem percorridos com amigos e testar a sua resistência física. Lembre-se de que é sempre importante respeitar as normas de segurança de cada trilho e que se recomenda a utilização de um dispositivo de GPS para evitar que alguém se perca.

Foto: Pixabay

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES