Depois de conquistar o 10º lugar no mundial de trail há apenas duas semanas, o atleta português da Compressport triunfou no Grand Trail Du Marges, prova francesa de 30 quilómetros que integra o Var Verdon Canyon Challenge. É a segunda vitória de Hélio Fumo a nível internacional nos últimos três meses em provas de trail.
O atleta português Hélio Fumo venceu o seu segundo trail a nível internacional nos últimos três meses ao ser o mais rápido no Grand Trail Du Marges, prova de 30 quilómetros de corrida a pé em montanha realizada em França. A corrida integra o Var Verdon Canyon Challenge, uma das mais antigas provas da modalidade a nível mundial que comemorou a sua 27ª edição com um percurso técnico de cerca de 1.800 metros de desnível positivo.
Hélio Fumo concluiu a prova em 3 horas, 6 minutos e 27 segundos, vencendo de forma destacada a competição com partida e chegada em Aigunes, nos Pré-Alpes. Em segundo lugar, a mais de 12 minutos, ficou o francês Fabien Bristot (3h19m12s), e em terceiro o seu compatriota Patrick Gonthier (3h25m44s), quase a 20 minutos do vencedor.
“Vim a França numa fase de recuperação do mundial e com o objetivo de treinar em montanha para os desafios futuros. Durante este período surgiu a oportunidade de participar no Var Verdon Canyon Challenge, que é uma das provas mais conceituadas de trail em França, pelo que aproveitei o convite para participar no trail longo e colocar algum ritmo. Participei sem grande preocupação competitiva, mas acabei por me destacar rapidamente dos restantes atletas e a vitória foi algo natural. Fico feliz por conquistar mais uma vitória para Portugal a nível internacional, dando sequência aos bons resultados que venho a conseguir alcançar.
Em abril, Hélio Fumo venceu a prova de 42 quilómetros Yellow Race das 100 Miles of Istria na qual fez história ao tornar-se o primeiro português a vencer uma prova aberta de um evento do circuito mundial de trail. Já este mês alcançou o 10º lugar no campeonato do mundo da modalidade, naquela que foi o melhor resultado de sempre de um português na competição.