O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ter uma consulta de atividade física para doentes crónicos. O projeto arrancará no inicio de 2019 e numa primeira fase destina-se a pessoas com diabetes tipo 2 e depressão.
Os doentes serão convidados pelo médico de família a participar neste programa e serão acompanhados e avaliados durante 6 meses.
O SNS vai ter 13 projetos-piloto em unidades de Norte a Sul do país, onde os doentes serão encaminhados para uma consulta multidisciplinar. “Esta consulta vai ser coordenada por um médico com uma especialização ou pós-graduação em medicina desportiva, em colaboração com um profissional da área do exercício físico. Depois há outros profissionais de saúde que poderão ser envolvidos, como fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, caso a caso e por referenciação”.
No Reino Unido e na Suécia, a prescrição de exercício físico acompanhado a doentes crónicos é uma prática comum. No caso da diabetes tipo 2 e da depressão, a evidência científica mostra que a atividade física tem um efeito importante ao nível da prevenção, mas também ao nível do tratamento ou como coadjuvante terapêutico.
Os projetos-piloto vão ser lançados no primeiro trimestre de 2019 e que os resultados serão depois avaliados para perceber o impacto na saúde dos doentes e nas contas do SNS. Se o saldo for positivo, a DGS pondera alargar a iniciativa a outras unidades do país.
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 67 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal.
Site Oficial: www.vitordias.pt
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Concorda?SIMNÃOPolítica de Cookies