É óbvio que quem tem peso a mais não pode render tanto como quem está mais leve (ainda que isto não signifique que esteja em forma), uma vez que carregar um peso extra irá dificultar-lhe a mobilidade. Siga estes truques.
1 – Os treinos em ritmo aeróbio são os ideais para queimar gordura, melhor mesmo do que fazer uma corrida mais curta e intensiva. Desta forma, o corpo está em ação por muito mais tempo, em vez de o fazer apenas durante uns minutos de um treino mais puxado. Digamos que quanto mais tempo, maior será a queima de calorias.
2 – Tenha cuidado com a hidratação, já que uma pessoa com excesso de peso transpira muito mais. Portanto, deve hidratar-se convenientemente e beber regularmente, mesmo que não sinta necessidade. Ingira água ou, se possível, uma bebida isotónica rica em sais minerais.
3 – Nem pensar em treinar com casacos sobre casacos para transpirar mais. É um mito quando se diz que suar faz emagrecer. O que tem a mais é gordura, não água.
4 – A roupa deve ser cómoda, não muito justa para não o incomodar. Se tiver de comprar um número abaixo, é um indicador de que está no bom caminho.
5 – Verifique se as suas sapatilhas ainda estão adequadas ao seu peso, como estão em termos de amortecimento e se suportam o seu tipo de passada. Mesmo que por fora pareçam estar novas, a capacidade de amortecimento vai-se desvanecendo quanto mais pesar o utilizador.
6 – Espalhar vaselina ou hidratante pelo corpo ajuda a evitar que o contacto da roupa lhe provoque assaduras.