Estudo vem revelar que a corrida, afinal, não é penosa para os joelhos. Pelo contrário.
Um recente estudo da Brigham Young University, publicado na revista científica European Journal of Applied Physiology, vem deitar por terra a ideia de que a corrida danifica os joelhos. Mas não só. Além de defender que correr não faz mal aos joelhos, a investigação sugere que a prática de corrida pode, na verdade, ser benéfica para esta parte do corpo.
De acordo com este novo estudo, citado pelo The New York Times, o hábito de correr muda o ambiente bioquímico do interior do joelho, o que faz com que ‘trabalhe’ normalmente. Por outras palavras, correr reduz a inflamação e diminui os níveis de um marcador de artrite. Além disso, outros estudos têm apontado para o facto de os corredores serem menos propensos a ter osteoartrites do que aqueles que não correm.
Para o estudo, os investigadores recorreram a 15 corredores masculinos e femininos com menos de 30 anos e sem qualquer histórico de problemas nos joelhos ou nas articulações. Todos os participantes fizeram uma recolha de sangue e ainda uma recolha de líquido sinovial, ambos nos membros do lado direito. Os investigadores também mediram a concentração de citocinas dos participantes.