Não é de estrada. Não é de trail. É de estrada e de trail.
Testamos este modelo da marca francesa Salomon que se apresenta como um híbrido, contendo características capazes de se adaptar a diferentes terrenos.
Depois de alguns treinos em terreno diversificados como terra, relva, empedrado e alcatrão, fizemos o “teste de fogo” na Gerês Extreme Marathon. Pareceu-nos ser a prova ideal para o fazer pois contém praticamente todos os pisos a que este modelo se propõe alcançar.
Com um amortecimento intermédio, suficiente tanto no alcatrão como em terra, tornam-se confortáveis durante boa parte dos quilómetros, tendo-se notado a falta deste no final da prova onde a mesma termina com +- 5 km de descida acentuada.
Bom comportamento em termos de estabilidade, com um “chassi” forte e a evitar entorses nas zonas mais técnicas, que neste prova são quase inexistentes, mas mesmo assim deu para testar a sua mais valia neste ponto.
Mas o ponto mais forte deste modelo é sem dúvida nenhuma a sua aderência em qualquer tipo de terreno. Bastou dentro de casa as colocar no chão, tentar fazê-las deslizar e verificar que não é tarefa fácil consegui-lo.
Em suma, trata-se de um modelo inovador da marca, com características ideais para treinos urbanos de rampas em dias de inverno, assim como em provas com terrenos variáveis.
Eis a nossa apreciação em todos os outros aspectos: