Não consigo deixar de partilhar este assunto com todos aqueles que iniciam as suas caminhadas ou corridas (ou não).
Tenho o hábito de ao domingo pela manhã de caminhar ou correr. Pela evolução da prática da actividade física, o número de pessoas que o fazem aumenta gradualmente, independente do género e grupo etário. Mas também por diferentes motivos, é ao fim de semana que um maior número de pessoas o faz. O tempo está quente, o corpo transpira facilmente, no entanto, ainda não consegui perceber é o porquê de muitos o fazerem “vestidos a rigor”….
Caminhar ou correr com calças de fato treino bem quentinhas, polares ou casacos de treino bem confortáveis e bem apertados, e até impermeáveis são na realidade algo que me faz muita confusão. A grande parte das pessoas que “trajam” desta forma, a avaliar pelo seu “porte” físico, procuram na certa a perda de peso, mas sejam quais foram os seus motivos lembrem-se que, perder água não é perder peso!
A transpiração adequada é fundamental para dias de calor, e desempenha um papel crucial para manter nossos corpos à temperatura adequada. O suor é um sinal de que a temperatura corporal está aumentada e conduz á perda de água e sais minerais.
O excesso de roupa compromete o mecanismo de termorregulação do corpo humano e vai acelerar o processo de elevação da temperatura corporal e, consequentemente, provocar a desidratação e algum mal-estar geral, sobrecarregando o organismo desnecessariamente.
Se realmente acha que ir caminhar ou correr bem tapadinho, com a esperança de chegar a casa, subir para a balança e reparar que perdeu uns gramas ou um kilo, não fique assim tão satisfeito, pois perdeu água e não tecido adiposo.
Deixe o seu corpo transpirar…não se tape! Vista roupa adequada à temperatura ambiental. Se gosta de andar bem tapadinho, ou se tem que o fazer por motivos de evitar a exposição solar, escolha a hora adequada para praticar a sua actividade física e escolha roupa que permita o suor entrar em contacto com o ar (térmicas).
Desfrute da caminhada ou da corrida. Não coloque a sua saúde em risco…pelo excesso de calor corporal. Dispa-se de preconceitos, não se tape com o desnecessário …deixe o seu corpo desfrutar …escolha uma roupa adequada e sempre da sua preferência.
Nossa adorei seu poste muti bom parabéns!!!
Eu pessoalmente prefiro fazer o oposto, quando vou correr levo sempre muita roupa pois ajuda a transpirar mais, o que significa que estou queimando mais calorias =). Resulta mesmo para quem quer perder uns quilinhos.
Concordo com o que diz no artigo. Usar muita roupa por vezes acaba por ser um incomodo. Adorei o blog, não o conhecia…. Irei seguir.
Parabéns por compartilhar suas dicas.
Nao se perdem umas gramas.perdem-se uns gramas.grama e masculino
Obrigado José Santos. Tem toda a razão. Já procedemos à correcção. Boas corridas.
É verdade. A caminhada e a corrida não podem ter excesso de roupa. Prejudica desta forma.
Dependendo da vestimenta, o rendimento corporal ai por água abaixo. Excelente artigo.