A corrida é uma das actividades mais benéficas para o corpo e para a mente, mas é também uma das que mais lesões provoca.
O número de pessoas que adere à corrida é cada vez maior, assim como a variedade e frequência de provas nas várias cidades mundiais. O espírito de competição (e de concretização) leva muitas pessoas a intensificarem os treinos e a procurarem obter melhores tempos e maiores distâncias.
Mas, porque é que a corrida provoca tantas lesões?
Segundo os mais recentes estudos, diz o The Wall Stree Journal, são vários os factores que podem provocar lesões nos corredores: o tipo de passada, o calçado, o piso, o peso, a postura, a dieta, etc. Mas há um motivo que sobressai ainda mais: o impacto do impacto do pé no chão, isto é, quando o calcanhar entra em contacto com o chão.
A conclusão surgiu depois de terem analisado uma série de corredoras de longa data com e sem lesões no seu histórico desportivo.
Ao longo de dois anos, os cientistas avaliaram a forma como as mulheres corriam e compararam os níveis e quantidades de lesões. Assim que cruzaram os dados, concluíram que as corredoras que tinham o pé mais leve – isto é, que não exercem um forte impacto no chão ao correr e não chegam (quase) a usar o calcanhar – eram as que menos lesões sofriam (algumas delas nunca tinham tido, sequer, uma lesão).
O impacto do pé na corrida é, por si só, um motivo de alerta, mas depende de outros factores relacionados com esta modalidade, como o peso, a postura e o tipo de calçado – que pode interferir com a passada.
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 67 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal.
Site Oficial: www.vitordias.pt
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Concorda?SIMNÃOPolítica de Cookies