...

Mudar de vida…com mini-meditação

Mudar de vida...com mini-meditaçãoQuando penso em mudar de vida, ocorre-me sempre uma mudança radical, como ir para Austrália trabalhar, o que não é impossível.

Mas para mudar de vida podemos começar por algo menos radical. Os grandes passos e decisões são muitas vezes adiados porque não temos objetivos definidos do que queremos na nossa vida, ou pelo menos bem definidos.

Saber o que queremos dá-nos o norte na nossa vida, ter um objetivo ou um sonho ajuda-nos a levantar e a relativizar os problemas que vão surgindo ao longo da nossa caminhada.

Então como posso mudar de vida sem sair de casa?

Primeiro devemos pegar num bloco e escrever os nossos objetivos de vida. Nada muito elaborado, mas escrever o que gostaríamos de alcançar. Se estiver inspirado, divida os objetivos em pessoais, familiares, profissionais.

Pegue nos objetivos pessoais, leia cada item e imagine como se sente se atingir esse objetivo, vá a pequenos detalhes, se o seu objetivo for ir viver para o campo, sinta o cheiro da terra húmida pela manha quando abrir a janela do quarto… repasse todos os objetivos em detalhe e corrija aqueles com os quais não se identifica completamente.

Isto é um grande passo, e uma vez em papel é mais fácil planear a nossa jornada.

O objetivo hoje não é fazer grandes planos, isso fica para outro post. Hoje o objetivo é esvaziar a mente, e escrever os nossos objetivos para um papel.

Depois desta tarefa grandiosa cumprida passemos á segunda, muito mais fácil, escrever o que nos preocupa agora, nada de grandes tratados apenas os tópicos do que é preciso tratar e nos chateia. Agora que deitou tudo para fora, vamos semear a mudança na nossa vida.

Se é a primeira vez que tenta meditar, escolha um sítio calmo em casa, a uma hora em que ninguém o possa incomodar o ideal é fazer isto num fim de semana,(ou numa manhã tranquila),experimente levantar-se meia hora mais cedo que o resto da família para poder preparar a sua nova jornada na meditação.

Muitas pessoas assustam-se com a palavra, meditação, pensam em horas de meditação muito treino e disciplina, e humanamente incompatível com uma vida atarefada e sem tempo. Mas para criar o “hábito” da meditação e poder beneficiar de todas as vantagens que esta técnica simples pode trazer, só precisa de começar com 5 min.

Não vamos falar muito dela, vamos agir primeiro. Hoje vamos precisar de 10 min mas os dias seguintes apenas precisa de 5 min, ninguém pode dizer que não tem 5 min por dia para começar a mudar a sua vida. Pode praticar esta técnica no comboio, no carro (depois de estacionar para ir trabalhar) no inicio da manhã, no fim do dia quando tiver os seus 5 min, mas seja regular, escolha uma hora, ponha um lembrete no telemóvel ou um “post it” no carro…crie uma rotina de meditação.

1- Escolha um local calmo que lhe transmita tranquilidade, pode por exemplo pegar num pequeno tapete, almofada, ou até sentar-se num sofá (desde que mantenha as costas eretas). Se quiser coloque um temporizador para 5 min ou 6 min.

2- Sente-se confortavelmente, eu como tenho flexibilidade gosto de me sentar no chão em cima de uma almofada larga de pernas cruzadas e costas eretas.

3- Rode ligeiramente os ombros para trás e imagine alguém a puxar a sua cabeça levemente para cima.

4- Pode semicerrar os olhos ou até fechar os olhos e fazer umas 6 inspirações e expirações completas, respire lentamente mas profundamente retenha um pouco o ar e depois expire, lentamente mas expulsando todo ar.

5- Depois destas respirações, respire normalmente, concentre-se na sua respiração. Vai tentar estar completamente consciente da sua respiração, sinta o ar a entrar pelo nariz, a entrar no peito, a dilatar o diafragma… respire naturalmente mas mantenha-se focado em todas as sensações do ato de respirar.

6- A sua mente vai querer divagar, vai dar por si a pensar em outras coisas (por isso é importante escrever tudo o que precisa de fazer num papel pois assim não vai dar por si a pensar na lista de compras que tem de fazer), é normal a mente a divagar, simplesmente retorne ao ato consciente de seguir a sua respiração, sem seguir os seus pensamentos (como de fazer a lista de compras) continue assim por mais 5 min.

7- No final respire profundamente mais três vezes, imagine inspirar muita energia de cada vez que inala o ar, esse ar em forma de luz dourada fica impregnada no seu corpo, de tal maneira que cria uma bolha dourada á sua volta como se fosse um escudo de proteção ao longo do dia. Imagine-se dentro de uma bolha gigante.

Respire calmamente mais uma vez e abra os olhos.

Agora está pronto para começar um dia cheio de energia.

Crie esta simples “rotina”, mude a sua vida, são apenas 5 min, não há desculpa de “não ter tempo”.

 

Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Aldina Rodrigues
Aldina Rodrigueshttps://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio
Enfermeira, Mestre em medicina natural e acupuntura. A minha missão é facilitar a manutenção de "mais-equilíbrio" na vida com a integração das terapias naturais tanto na prevenção de patologias como no seu tratamento. Site oficial: https://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio

5 COMENTÁRIOS

  1. Queria dizer que é com muita alegria que pela primeira vez vejo alguem tocar num assunto que a maioria das pessoas nem lhes passa pela cabeça os beneficios desta belissima arte.Eu pratico yoga e digo que o mais dificel não são as posições ;mas sim a arte de meditar,equando conseguimos atingir esse estatuto nada mais nos derruba.Muitoa parabens por este artigo,foi o melhor que vi neste blog,esperando que as pessoas tenham a iniciativa de tentar,por um mundo melhor.

  2. Estou precisando muito fazer meditações estou tentando pra dar certo vou ler e reler o artigo, 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES