...

Alongamentos para evitar e/ou tratar a fascite plantar

A Fascite Plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa espessa localizada na planta do pé e que se estende do osso do calcanhar em direcção aos dedos. Afecta um boa parte dos corredores e por essa razão teremos que ter o máximo de cuidado com este tipo de lesão. Saiba como a evitar ou curar com simples exercícios.

Mais informação acerca desta lesão, pode ser obtida no site Calçado Desportivo do especialista Paulo Silva.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

98 COMENTÁRIOS

  1. Caro Vitor,
    Já li o que escreveu noutros locais mas sinceramente, não acredito que se cure a fasceíte plantar com simples exercícios.
    Creio que estou agora a ver-me livre dessa lesão, depois de 5 meses em tratamento. Fiz de tudo, incluindo um plano de alongamentos como os que se mostram no vídeo… e acredito que previnem, mas não curam!
    Conselho a todos os corredores que sintam uma “pontada” no calcanhar quando apoiam o pé no chão no chão ao levantar: PAREM DE CORRER IMEDIATAMENTE e procurem ajuda especializada! Trata-se do primeiro sintoma e depois só piora.
    Irónico é que, numa fase inicial, a lesão não se manifesta na corrida. Posteriormente, numa fase mais aguda, chega-se a não se conseguir caminhar sem coxear.
    Indescritível!!!
    Boas corridas a todos (que eu por enquanto só 2x/semana e na relva)

  2. Olá Mário

    Obrigado pelo seu testemunho. Ele é muito importante para quem corre. Sei que há uma grande percentagem de corredores atingidos por esta mazela, daí a palavra de ordem ser prevenir.

    Continuação de boa recuperação.

    Cumprimentos

  3. olá bom dia (depois do treino dominical), também já tive esta lesão.No entanto, menos grave que a do Mário, pois, na sua fase mais aguda, foi só um mês em que não corri.O tratamento foi normal, ultra sons e electromassagem, mas fiz um exercicio aconselhado em diversos sites que me pareceu dar bons resultados, que consiste em tentar amarrotar uma toalha com os dedos dos pés. O exercico muscular, assim como a massagem que os músculos dão ao tendão, aceleram bastante a recuperação.
    Cumprimentos
    Paulo

  4. Oi, gostei da matéria, possuo este tipo de lesão e o que ajudou a diminuir a dor foi o alongamento, abraços

  5. CONVIVO COM ESTA LESÃO HA 4 ANOS,GOSTARIA MUITO DE ME CURAR,MAS O SERVIÇO PUBLICO DE SAUDE DEIXA E MUITO A DESEJAR,SÓ RECEITAM MEDICAMENTO E NADA MAIS,ONDE E COMO CONSEGUIR ESTE TRATAMENTO A BASE DE CHOQUE?QUERO MUITO VOLTAR A CORRER E JOGAR FUTEBOL,MAS A FASCITE PLANTAR ATRAPALHA DEVIDO AS DORES

  6. Também eu padeço desse mal da fascite, no mínimo, há 1 ano, e tive de abandonar a bicileta. Tenho experimentado de tudo um pouco.
    A palmilha não me ajudou, porque tenho o problema mesmo na arcada do pé. Obtive alguns resultados com a mesoterapia, mas os exercícios de amarrotar uma toalha com os dedos dos pés foram muito valiosos, e mobilizaram-me o pé.
    Atualmente, já consigo que me massagem a fáscia, antes não conseguia porque sempre piorava, e faço acupunctura. Tenho esperanças de recuperar completamente antes de terminar 2010.

  7. Assim como meus amigos portugueses, eu aqui no Brasil tenho o mesmo problema. Atualmente faço sessões de ultrassom e eletromassagem, mas a dor ainda é sentida. A dor não é forte, mas suficiente para me impedir de correr. Vamos ver em quanto tempo eu melhoro. Abraços do outro lado do atlântico.

  8. COMO CURAR MEU CALCANHAR DE UMA FACITE PLANTAR?
    ME AJUDEM A TER UMA VIDA NORMAL,ISSO DOI MUITO.
    MARIA…QUEM SOUBER A CURA POR FAVOR SE COMUNIQUEM
    COMIGO. OBRIGADA.

  9. Tenho Falcite a quase 1 ano, parei de correr ja fazem 3 meses (foram 3 caixas de Cataflan, 2 de dexalgen, 1 de tanderalgim, 3 injeções de dexadoze, 15 seção de fisioteparia com ultrassom e ondas médias) e não resolveu bosta nenhuma… o negócio e ter paciencia e agora vou tentar acupuntura…. boa sorte a todos

  10. Pessoal tenho fascite a dois meses já li muito sobre fascite até pessoas dizendo que não tem cura, o tratamento realmente é conservador e não depende so do fisioterapeuta, vc precisa fazer tratamento 24 horas para melhorar, continuei jogando por um mes mesmo sentindo dor, hoje através de alongamentos, gelo e fortalecimento da perna inteira, principalmente da panturrilha estou quase voltando a jogar, insisto é um tratamento de paciência e que tem de ser levado a serio, senão realmente não tem cura.

  11. Olá Wagner
    Fique atento pois esta semana iremos ter um artigo precisamente sobre fasceite da autoria do conceituado podologista Dr. Romeu Araújo.
    Cumprimentos

  12. Tenho o problema há quase um ano e ainda sinto dor, embora já tenha tomado diversos tipos de medicamento, sessões de fisioterapia e acupuntura e, mais recentemente, ondas de choque. Sem contar os alongamentos e exercícios que todos aqui já conhecem. Não sei mais a que recorrer…

  13. amigos,
    vejo que nos artigos de Fascite tem sempre comentário de quem está com o problema, e nunca de quem já se curou. Isso acaba desmotivando as pessoas, pois parece que ninguém se cura. Não é assim. Queria dizer que minha fascite está praticamente curada. Voltei a todas as minhas atividades esportivas e apenas muito ocasionalmente sinto algum incômodo no pé direito. O esquerdo está 100% bom. Fiz fisioterapia em casa por muito tempo, diariamente. Enchia um balde grande com água e gelo e colocava as pernas por 15 minutos. Depois alongava e por último massageava a sola do pé com uma bolinha com pontas que comprei em uma pet shop. Além disso, assim que já estava em condições iniciei fortalecimento muscular (musculação) em academia. Também deixava sempre uma cinta na cabeceira da cama para alongar antes de colocar os pés no chão, pela manhã. Tenho dois colegas que correm que também tiveram o problema na mesma época que eu e que estão também praticamente curados. Persistência é muito importante. Melhoras a todos.

  14. amigos à cerca de um mes comecei a ter dores na planta do pé esquerdo.fiquei com fascite plantar.tenho feito massagem com gelo directo,e idromassagemcom uma mangueira lá de casa A PRESSAO e faço alongamentos da panturrilha e comprei umas palmilhas de silicone por causa do amortecimento, tenho melhorado muito isto só passa com muita paciencia façam gelo muitas vezes ao dia.nao faço fisioterapia.

  15. O tratamento de eleição da fasceíte plantar deverá ser não invasivo e deve obrigatoriamente assentar sobre uma análise detalhada que tenha identificado a causa biomecânica/funcional a nível dos membros inferiores.
    Só identificando a causa se pode promover a cura, e esta não é imediata. O alívio temporário é frequentemente conseguido, mas não se eliminando/minimizando a causa, uma eventual melhoria será apenas passageira.
    Nota: devido à especificidade da estrutura da fáscia plantar e à carga a que está constantemente submetida, o processo de eliminar a dor poderá ser mais ou menos demorado, consoante o caso e duração prévia dos sintomas.
    Um pouco mais de informação em: https://correrporprazer.com/2010/05/fasceite-plantar-esporao-do-calcaneo/

    Cumprimentos

  16. Tenho fascite plantar no pé direito, fiz 5 meses de fisioterapia, gelo, calor, massagem, tomo Dolomita, cloreto de magnesio, fiz tratamento de ondas de choque 4 sessões gastei 1.200,00 reais, muitas pessoas dizem que saro da fascite plantar tomando cloreto de magnesio ou Dolomita, a minha dor melhorou, mais ainda dói, tenho fé que um dia isso vai embora, estou agora passando oleo de mamona dizem que funciona, você pega uma colher e esquenta esse oleo e passa no pé, enfaixa o pé, coloca uma meia e vai dormi.

  17. Gente obrigado aí pelas dicas muito boas mesmo, eu tive fascite a uns 2 anos atrás no pé esquerdo e agora do nada simplesmente voltou nos 2 pés, muito ruim mesmo e a aplicação um amigo fez e nãoa adiantou nada só ficou sem dor umas 2 semanas depois voltou

  18. Povo que sofre de fascite,
    quando comecei a pesquisar na internet o termo “fascite plantar” em inglês, ou seja “plantar fasciitis” achei o site “http://www.heel-that-pain.com/heel_seats.php”. Comprei uma espécie de palmilha nesse site que praticamente resolveu o meu problema!!! Hoje jogo basquete e corro sem problemas e já acordo pela manhã com 90% menos de dor na planta do pé!!! O produto demora cerca de um mês para chegar, custou 43,45 dólares, com o frete interncaional >>> “1 pair Large HTP Heel Seats – $24.95 + International Shipping – $18.50 = Total – $43.45”. Já comprei mais um para não ter que ficar trocando de tênis. Os amigos podem ainda testar os cupons de desconto a seguir: “http://www.heel-that-pain.com/loveyourfeet” ou “http://www.heel-that-pain.com/special30”. Na medida do possível, posso tentar ajudar no e-mail “[email protected]”. Não custa dizer que eu não ganho nada indicando o site e nem me resposabilizo se a palmilha não funcionar com vocês! Boa sorte!

  19. Adoro correr, mas de um tempo p cá tenho sentido muita dor no pé após acordar! tenho pé pronado, uso a palmilha gel e a palmilha ortopédica indicada pelo ortopedista, faço gelo diariamente, ajuda bastante; mas o que é bom mesmo é a aplicação de picada de abelha ou a vacina de apitoxina (mas no Brasil ainda não é legalizado infeliz/e, por interesses financeiros)a apitoxina faz o corpo produzir mais cortizona (anti inflamatório)aí vem o alívio pois vai desinflamando o local, mas precisa de repouso, p não ficar crônica a lesão.

  20. Anti-inflamatorio tem que ser nao-esteroides como Ibuprofeno po r exemplo,crioterapia e alongamento varias vezes ao dia e sem esportes por uns 4 meses…e dificil,mas tem que se controlar

  21. Olá meus caros, até hoje não sabia com certezo do mal que padecia, pensava que era um mal jeito no pé, e vejo que muitas pessoas tem este mesmo problema, só fui pesquizar d´pois de cometer a burrice de correr a São Silvestre e me sentir um lixo com muita dor, tentarei varios conselhos dados aqui e agradeço o repasse das experiencias, sei que vai me ajudar… abraços e melhoras a todos!

  22. Olá colegas que sentem dores no pé. Tenho o problema há 4 meses e a fase do gelo já acabou pois não há mais nada a desenflamar. Agora temos de soltar o pé que fica travado e faze-lo se acostumar com este corpo estranho que é a calcificação no calcanhar.
    Estou tratando com bolsa de agua quente; massagem com bolinha de borracha crespinha e alongamento. Tenho sentido melhoras finalmente e ja voltei a correr usando palmilha de silicone + calcanheira de silicone. QUase não cabe tudo dentro do tenis.
    Vou comecar acunpuntura na proxima semana.
    Boa sorte a todos

  23. Ola galera
    Muito gelo por 15 minutos de manhã e a noite logo após alongamentos de 30 segundos várias vezes ao dia,resolveram o meu problema por completo em 4 meses é…paciência is the key
    Abraços e melhoras

  24. Olá,
    Embora o meu problema não seja exatamente fascite plantar, mas sim uma sobrecarga nos metatarsos, já passei por muitas terapias, entre as quais a massagem, acupunctura e ultrassom. Ultimamente, informaram-me das vantagens do laser a frio. Já fiz três sessões de tratamento e estou com muitas esperanças.

  25. Olá,
    Queria partilhar com vosco o meu problema nao sei se foi de bicicleta no monte se foi a corrida desde setembro o meu pé nunca mais foi o mesmo. fiz a maratona para acompanhar a minha esposa mas so deu para 23km mesmo assim nao parei ate a sao silvetre dede 2janeiro que nao corria fiz gelo agua quente com sal medicação com algumas melhoras mas ja nao aguentava ver tambem a minha esposa a nao treinar ao domingo e la fomos nos tudo correu meia horita aguns exercicios tudo ok. so que da parte de tarde comesou a aumentar a dor E ca estou eu outra vez agarrado a garrafa de gelo e a toalha so nao sei até quando vou aguentar mais sem treinar!!!!!!!se algem tiver o milagre da cura? Um abraço e a todos que tiverem este problema passiençia e tratamento

  26. Boa tarde!
    Estou com fascite plantar desde outubro do ano passado. Já fiz 30 sessões de Fisioterapia…deu uma melhorada, mas não some tudo. Fica incomodando no calcanhar e na sola.
    Alguém pode me indicar qual o alongamento ideal, se precisa usar gelo ou outra coisa qualquer e por quanto tempo por dia? Obrigado.

  27. Estou com fascite plantar a uns 3 anos, fui no médico de pé ele me receitou meloxican e exercícios e olha fiquei um ano e meio sem caminhar, agora estou caminhando mas não corro de jeito nenhum, trabalho sentado o dia inteiro já me acostumei com a dor agora por exemplo está pegando fogo, quando doi muito tomo sedilax e cada 3 a 4 meses meloxican, espero ainda ter condições financeiras para fazer um tratamento mais adeguado usando de todos recursos a quase o mesmo tempo. obrigado

  28. O problema tem queser tratado de forma mais sistêmica, por várias frentes de trabalho:
    • Fisioterapia;(e alongamento na sola dos pés antes de dar o 1º passo umas 4,5,6,vezes ao dia)
    • Antinflamatório;(tomar CORRETAMENTE,não esquecer.
    • Palmilha especial;(de silicone é muito macia)
    • Compressa de gelo 3x ao dia;( eu faço 6)
    • Avaliação do tipo de pisada para adequação do tênis;( ver se o tênis tá vencido)
    • Paralisação temporária de esportes que envolvam impacto.

    FAZER REPOUSO ABSOLUTO , PÉS PARA CIMA!
    As MULHERES TEM QUE ABANDONAR DE Vês AS “RASTEIRINHAS” e HAVAIANAS”.ANDAR DE SALTO MÉDIO DENTRO DE CASA. Não adianta RECLAMAR e achar que só a FISIOTERAPIA vai sarar. Tem que continuar o tratamento INTENSO EM CASA E a palavra de ordem é :REPOUSO. Um abraço a todos, melhora pra nós todos!AMÉM!!!

  29. nossa derre pente acordei coloquei o pé no chão e uma dor muito intensa veio trabalho 14 horas por dia ai vcs imagina é muito ruim cara fui ao medico ele explicou direitinho procurei saber é mesmo impressionante naõ tem cura!!!!

  30. estou sofrendo muito de um problema chamado de fascite plantar no pé esquerdo e isso está me pertubando muito, principalmente no meu trabalho como professora

  31. Olá a todos , estou com problemas de fascite-plantar,comecei com fisio terapia e remédios,não deu bom resultados hoje o médico me sugeriu infiltração,alguém da alguma dica pra mim.Abraços a todos

  32. Muito alongamento muito mesmo a toda hora,Em qualquer lugar,gelo ao acordar 15minutos e ao deitar 15 minutos,palmilha extra no calçado de uso diário,alongue por 15 segundos pausa de 15 e vai de novo.Demorei 4 meses,tenha paciência e faça sem preguiça e se concentre positivamente!

  33. estou com esse tal descobrir a dias apos uma lesao no tendao de aquiles eu mesmo tou fazendo meu tratamento com infra vermelho e gelo
    ta bem melhoor

  34. estou com fascite plantar há mais de 4 anos e até agora não consegui resolver esse problema. As dores são constantes, a mais comum é dor e rigidez na sola do pé. A dor no calcanhar começa leve e aumenta ocorrendo a sensação de queimação na sola do pé.

    A dor normalmente é pior:
    •Pela manhã, ao dar os primeiros passos e até uma caminhada curta.
    •Depois de ficar em pé por algum tempo, a sensação que dá e de que o pé está sendo expremido ocasionando dores fortíssimas.

    Passei com ortopedista e reumatologista, já fiz tratamentos com gelo, eletroterapia, alongamentos, usei palmilhas, fisioterapia, anti-inflamatórios e nada resolveu.

    como resolver em definitivo esse problema

  35. isso é uma praga!!! há 4 anos sofro com isso já procurei a opinião de mas de 10 ortopedistas e me disseram que eu tinha esporão, após a ressonância descobrir que tinha fascite, tendinite e bursite retrocalcanea nos 2 pés, trabalho por mas de 9 horas em pé o meu médico disse que eu deveria perder peso e ele pesa mas de 100 kilos estou desesperada já não sei mas o que fazer já tomei muitos antiflamatórios, relaxantes musculares, dietas em fim… atualmente faço infiltrações eu acho que eu vou morrer com isso e o futuro uma cadeira de rodas.

  36. tenho dor nos pés a mais de 10 anos, ja consultei varios ortopedistas, fiz infiltrações, fisioterapias,palmilhas,anti inflamatórios, to cansada, e sem perpectivas de melhora, n consigo ficar me pé
    agora vou começar um novo tratamento, com exercicios e alongamentos. espero melhoras…

  37. tenho muita dor, e o meu pé parece que ficou inchado, os sapatos do pé direito, ficam apertados.Nada me resolve..a minha dor é embaixo e em cima do dedão, é horrivel, fico mancando. Me de uma dica. Obrigada

  38. ola amigos e amigas realmente e terrivel essa dor chega arde debaico do pe e em cima tambem no peito dos pes fiquei sabendo de alguem que tratou e ficou curado com um medico o nome ostopata que trata desse problema e 20 semente de umburama no vinho 10 dis em garrafa depois dos dez dias tomar uma xicara de cafe durante 30 dias cura isso bjc

  39. Boa tarde a todos,Há uns 3 anos atrás,tinha uma dor no calcanhar esquerdo insuportável,entrei na academia fazia jump e nada,juntei jump e musculação e nada,quando comecei a fazer aulas de capoeira a dor sumiu,mas as aulas tiveram que parar e então parei tbm,passei por uns problemas familiares e não voltei até hoje,atualmente depois de dois anos parada,a maldita dor voltou,agora que está tudo resolvido estou pretendendo voltar,se der certo eu conto,a capoeira por causa do movimento de ginga, alonga a parte de trás da perna e acredito eu que foi isso que me ajudou.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES