...

Os poderes da banana

Os poderes da banana

Depois de ler isto, nunca mais vais olhar para uma banana da mesma maneira.

Se tudo é verdade ou não, não sei, mas não deixa de ser curioso toda esta informação acerca desse fruto que quase toda a gente aprecia. Uma especial atenção para quem pratica desporto.

Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantânea de energia.

Pesquisas provam que somente 2 bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.

Depressão

De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.

Anemia

Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial

Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal, sendo perfeito para descer a pressão arterial.

A ” Food and Drug Administration”, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro

200 estudantes comeram uma banana ao pequeno-almoço, ao almoço e ao lanche. Provou-se, que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação

Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo
debelar os problemas sem o uso de laxantes.

Dor de Cabeça

Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça, é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Cansaço Matinal

Comer uma banana entre as refeições, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Picadas de Insectos

Quando fores picado por um insecto, experimenta esfregar a zona afectada com a parte de dentro duma casca de banana. Verás como a irritação vai acalmar.

Nervos

As bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue, devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

Úlceras

A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves.

Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do
estômago.

Controlo de Temperatura

Muitas culturas vêm a banana como um fruto “calmante” porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correcta.

Fumar

As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress

O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco; auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos “stressados” o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males.

Acrescentado só uma coisinha: a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado “jet leg”. Para quem viaja de um continente para outro, com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as
propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.

Comparando-a com a maçã: tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro, e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

40 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Não é por acaso que a banana cortada a meio faça parte dos abastecimentos em algumas maratonas.

    Depois existe o reverso da medalha em que numa maratona com milhares de atletas, as cascas sejam um perigo junto dos abastecimentos.

    Como diz o ditado: Não há bela, sem senão!

    Cumprimentos.

  2. Eu, não sabia destas propriedades das bananas, mas é o meu fruto preferido e de preferência ao almoço e jantar.

    Pelo que vi estou no caminho certo.

    1 Abraço

  3. Artigo muito interessante. Posso só acrescentar que as bananas são optimas para o sistema muscular porque previnem as chamadas caimbras devido ao seu teor em potássio.

    Beijo.

  4. Já conhecia o artigo e na verdade, a maioria das vezes, se refletirmos não ligamos a estas coisas, mas em verdade se diga que surte muitos efeitos benéficos para a saúde; não custa nada, de manhã quando fores correr come uma banana e notaras que não tens sede e cansaço. Mendes José Cabaço

  5. Olá sou um preveligiado no que respeita a este fruto (banana)trabalho numa empresa que vende este maravilhoso fruto.Estou a par de todas as vantagens que o fruto nos proporciona e sim é verdade todas esaas vantagens, até porque tive que fazer formação do conhecimento do fruto. (banana)Pela vossa saúde comam bananas… abraço a todos

  6. Ola boa tarde, eu costumo entrar nas caminhadas e participei na da spot-zon, só que eu queria ver as fotos da caminhada e nao encontro gostava de saber onde ir ver. obrigada e continuaçao

  7. Ola,
    Tenho 38 anos e comi banana a minha vida inteira, comia a fruta, tomava vitamina, comia amassada, etc… Mas agora toda vez que como bana sinto uma dor enorme na barriga. Gostaria de saber porque ocorre isso??

    Obrigada.

  8. Realmente já sabia que a banana é muito boa para quem tem tpm e depressão, o resto fiquei sabem sabendo agora. mas sempre gostei de banana e depois de começar a comer regularmente por causa da tpm, percebi que me sinto muito bem agora é que vou me entupir de bananas kk.

  9. Sou fã desta fruta maravilhosa e que vai bem pura ou batida com outra fruta, aveia etc…

    Pena que muitas crianças e adolescentes prefiram comer salgadinhos , frituras , doces e deixam esta
    dádiva Divina “apodrecer na fruteira”.

    Estas postagens deviam ser lidas nas escolas….
    Parabens pela iniciativa…Abraços a todos

  10. Gostei muito destde texto não sabia o quanto era benéfica a banana,embora não goste muito,como geralmente uma de manhã com leite,é a única maneira que consigo comer,por causa do magnésio.

  11. FOI MUITO BOM SABER SOBRE A BANANA MAIS EU SEMPRE COMI A BANANA SEM SABER O VALOR EM BENFICIOS QUE A BANANA DA AO NOSSO CORPO !!!

  12. Moro em uma região em que a banana é uma das responsáveis pela economia, que é o litoral norte do RS, por isso ao comprarem banana, comprem-na verde e deixem amadurecer em casa normalmente, não são todos, mas os vendedores costumam amadurecê-las em lugares fechados, usando gás de cozinha, e isso não é saudável, é claro.Somente para ilustração!

  13. Mesmo sendo um consumidor de banana, não sabia da importância, controla quanta coisa…. Acho que cada um de nós devemos divulgar os beneficio.

  14. Olha, isso é apura verdade, eu sofri 10 anos com uma colite userativa crônica e uma gastrite cronica, nem um tipo de remédio fazia efeito, passei que ia morre logo, mas fui descobrindo as frutas que tá vá me ajudado, uma delas era a banana e beterraba é o iogurte, mas a banana era a melhor. A banana acabava com minha insonia e uma profunda depressão, era ela que liberava meu intestino Que chegava ficar preso 12 dias totalmente podre também me acalmava e ajudava libera a urina, não conseguia ficar perto das pessoas, pois meu intestino tava podri e a acidez do meu estômago era tão forte r que eu salivava como um cão raivoso e a acidez tava cortando meus dentes. Mas a banana foi realmente a que mais me salvou, devo muito a ela. Hoje estou bem e fasso tratamento só com frutas. Me sento com uma saúde emcrivel.

  15. É, uma maravilha saber dessa dessa riqueza contida na banana,pois desde pequena, com e tenha na alimentação diária. Só preciso agora é agregar aos seriais.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES