...

Uma aventura de 3 dias nos Açores

Uma aventura de 3 dias nos Açores
Foto: Hildeberto Garcia

Prova de trail running “Triangle Trail Run Adventure” regressa ao Pico, São Jorge e Faial em Outubro.

O Azores Trail Run® – Triangle Trail Run Adventure, evento desportivo de Trail Running, regressa aos Açores para a sua terceira edição. Composto por três provas, que decorrem nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial nos dias 6, 7 e 8 de Outubro de 2017 e que faz parte do PROZIS CAMPEONATO NACIONAL DE ULTRA ENDURANCE.

Somos amantes da corrida na natureza, em montanha, mas somos antes de mais amantes do nosso arquipélago. O que queremos é oferecer a melhor experiência a quem nos visita, com a oportunidade única de conhecer em tempo recorde as três mais belas ilhas do grupo central, com paisagens e aspetos culturais distintos, que contribuem para a construção da imagem dos Açores como um destino de experiências vivas, ativo e único no mundo”, explica Mário Leal, diretor da prova.

A prova foi apresentada no final da semana passada em São Jorge, com a presença do Diretor Regional do Turismo, Filipe Macedo. É um evento desportivo com grande potencial turístico, pois permite conhecer as três ilhas do triângulo, no coração do arquipélago, convivendo com três realidades diferentes num curto espaço de tempo.

Os atletas e amantes da modalidade têm a opção de se inscrever no percurso completo e exigente do Triangle Adventure nas três ilhas, ou podem optar por correr apenas uma ou duas das etapas. A 1ª e 2ª etapa fazem parte do PROZIS CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL e a 3ª etapa, faz parte do PROZIS CAMPEONATO NACIONAL DE ULTRA TRAIL.

A 3ª edição do Triangle Adventure será um evento desportivo de trail running, com três etapas em três ilhas, realizadas em semi-autonomia, com a existência de pelo menos dois postos de abastecimento por etapa.

No dia 6 de outubro, sexta feira, os participantes partem de barco do Faial em direção ao Pico onde fazem a primeira etapa “Da Vinha à Montanha” (30 km). “Esta etapa permite algo único no nosso país, que é ir do mar até ao ponto mais alto de Portugal”, explica Mário Leal. “A etapa seguinte, no sábado, em São Jorge, o “Trail das Fajãs” também com 30 km, é mais uma aposta no que é único e imperdível na Região Autónoma dos Açores. As fajãs são algo que nos diferencia, que faz parte da identidade dos Açores, tanto que recentemente a meta desta etapa, a Fajã dos Cubres, foi eleita umas das 7 Maravilhas de Portugal”, acrescenta.

A terceira e última etapa a 8 de outubro, domingo, decorre no Faial, com o “Trail dos Vulcões” (43 km). O Triangle Adventure tem já 150 participantes inscritos, 100 deles para a prova completa nas três ilhas. Os Açores recebem atletas de 7 nacionalidades, provenientes da Alemanha, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Reino Unido e Portugal.

Sobre o enquadramento turístico de cada etapa:

1ª Etapa – Pico

O “Trail” Da Vinha à Montanha” transporta-nos numa viagem de cerca de 30Km, desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico, com 2351m de altitude. O trilho tem o seu início no Porto da Madalena, partindo em direção ao Lajido da Criação Velha, o coração da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004 como Património da Humanidade, pela UNESCO.

À medida que aumenta a altitude, rumo à montanha do Pico, a paisagem da vinha deixa de dominar, dando agora lugar aos “maroiços”, gigantescos amontoados de pedra formando magníficas esculturas. Construídos com o objetivo de arrumar o excedente de pedra existente no solo, permitiram assim a plantação de árvores de fruto bem como de variadas culturas nestes locais.

Ao chegar à base da Montanha, por volta dos 1200m, entramos numa área de Reserva Natural do Parque Natural do Pico, também um geossítio do Geoparque Açores e uma área classificada como Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000.

2ª Etapa – São Jorge

As fajãs são o elemento que confere à orla costeira de São Jorge a sua singularidade, caraterizando-se por serem pequenos retalhos de terra plana encaixados entre as montanhas e o mar, que resultam do desabamento da encosta ou por arrefecimento de lava proveniente de uma erupção.

O “Trail das Fajãs” está assim pensado para as contemplar e permitir o contato direto com as diferentes realidades existentes, pois cada uma tem as suas caraterísticas distintas e únicas.

O trail, de cerca de 30 Km, inicia-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha, na freguesia de São Tomé, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa sul, onde se cultiva o inhame, a banana e o café (únicos lugares da Europa onde existe a produção de café devido à existência de microclimas favoráveis). O trail segue para o alto da colina para descer em direção às fajãs do norte, reconhecidas e classificadas pela presença de uma paisagem singular. Aqui integra-se a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, um dos destinos turísticos mais procurados, principalmente pelos amantes do surf sendo este local um spot privilegiado para esta modalidade. As fajã da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres são também dois locais reconhecidos internacionalmente como Sítios Ramsar, pelo valor estético e paisagístico atribuído pela presença das suas lagunas costeiras, únicas no arquipélago. É na Fajã dos Cubres, junto à Ermida que termina esta 2ª etapa.

3ª Etapa – Faial

O “Trail dos Vulcões ” inicia-se no território mais jovem de Portugal, o Vulcão dos Capelinhos, autêntico cenário lunar onde é possível pisar terreno formado por cinzas, tufo e bombas vulcânicas com apenas 60 anos de idade, tendo como linha de partida o Porto do Comprido à cota zero, naquela que foi a principal e maior estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957. Sobe a península do Capelo onde atravessará 10 vulcões adormecidos, entrando na Levada, a maior obra de engenharia hidráulica da década de 60 nos Açores. Após percorrer 9 Km desta espetacular levada, atravessando pontes e tuneis, chegará à Caldeira do Faial, uma das maiores e mais espetaculares caldeiras vulcânicas que existem no planeta, percorrendo o seu perímetro. Daqui desce, por caminhos antigos, até à cidade da Horta, umas das mais belas baías do mundo.

Considerado pela Comissão Europeia como um Destino Europeu de Excelência, o Parque Natural do Faial está repleto de paisagens arrebatadoras, aves nativas, plantas únicas e formações geológicas emblemáticas, tudo rodeado por um magnífico mar azul, puro e vivo.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES