O verão traz sempre uma das frutas preferidas, a melancia. E nesta altura altura ela tem sempre lugar na mesa – se não tem, devia.
Com nutrientes como o licopeno, vitamina A, citrulina, e vitamina C, o site Little Things partilhou uma lista de nove benefícios de comer uma fatia de melancia por dia:
1. Deixa a pele saudável e bonita. De acordo com os especialistas da Curejoy a vitamina A da melancia ajuda a promover o crescimento do tecido corporal, fazendo com que a pele fique fresca, hidratada e com ótimo aspeto.
2. Promove a saúde cardiovascular. De acordo com o Organic Facts, o licopeno presente na melancia “melhora as funções cardíacas” e outras substâncias como “vitamina C, catenoides e o potássio ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o coração de várias condições perigosas”.
3. Contribui para a saúde dos rins. Pela água que contém, a melancia aumenta o fluxo urinário sem sobrecarregar os rins. Alivia a pressão nos rins enquanto se livra do excesso de fluidos.
4. Melhora a visão. A vitamina A na melancia pode ajudar a “proteger contra a degeneração macular relacionada com a idade, bem como prevenir a cegueira noturna,” de acordo com o site Live l Love Fruit.
5. Contribui para a saúde óssea. A melancia contém licopeno e potássio que fortalecem os ossos e as articulações, ajudando a reduzir o risco de lesão ou deterioração dos ossos.
6. Reduz a tensão arterial. “A boa quantidade de potássio e magnésio que está presente na melancia é muito benéfica para reduzir a pressão arterial”, como destaca o site Organic Facts.
7. Alivia a dor muscular. A melancia também é muito boa para combater a inflamação e reduzir as dores musculares.
8. Combate a asma. Os especialistas da Medical News Today escrevem que o consumo de quantidades elevadas da vitamina C na melancia pode ajudar a diminuir “os riscos do desenvolvimento de asma”. E para quem já sofre de asma, os nutrientes da melancia podem ajudar a melhorar a saúde geral do pulmão.
9. Combate o cancro da próstata. Como foi publicado no Live Science, a “melancia pode ser útil para reduzir o risco de cancro graças às suas propriedades antioxidantes”. O Licopeno, em particular, tem sido ligado à redução do cancro da próstata, de acordo com o National Cancer Institute.
Fonte: Notícias ao Minuto