Portugal O’ Meeting 2014

Autor: Joaquim Margarido  /   Fevereiro 27, 2014  /   Publicado em Orientação
Tags: joaquim margadido, Orientação, pom, portugal o'meeting

Portugal O’ Meeting 2014Carnaval em Gouveia, de mapa e bússola na mão

Começou a ser “cozinhado” há dois anos, quando a Federação Portuguesa de Orientação decidiu atribuir a sua organização ao Clube Português de Orientação e Corrida, e vai “levantar fervura” nos quatro primeiros dias de Março. É o Portugal O’ Meeting, o maior evento do calendário regular nacional de Orientação Pedestre e que apresenta como ingredientes os magníficos terrenos de Gouveia, a qualidade duma equipa organizativa com provas dadas e as duas maiores estrelas do firmamento da orientação mundial, Thierry Gueorgiou e Simone Niggli.

Para os orientistas portugueses, não é novidade nenhuma: Carnaval é no Portugal O’ Meeting! É assim desde o ano 2000 e a festa está de volta uma vez mais, estendendo-se a folia aos quatro primeiros dias de Março, pela primeira vez na região da Serra da Estrela. O “namoro” do Clube Português de Orientação e Corrida com o município de Gouveia teve o seu primeiro grande momento em 2011, com  a realização do I Meeting de Orientação de Gouveia, prosseguiu em 2013 com o Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre e tem este ano o seu ponto culminante com a realização da 19ª edição do Portugal O’ Meeting. O número de participantes ascende a 1737 atletas de 21 países, incidindo a oferta em duas etapas de Distância Média, uma etapa de Distância Intermédia, uma etapa de Distância Longa e ainda um Sprint urbano noturno e uma etapa de Orientação de Precisão.

Projetadas em mapas e terrenos com as características ideais para a prática da modalidade, as etapas do Portugal O’ Meeting 2014 distribuem-se por Vila Nova de Tázem, Arcozelo da Serra, Gouveia e Parque da Senhora dos Verdes, prometendo colocar aos participantes desafios de elevado nível técnico e onde o prazer da orientação será uma constante. Que o diga o líder do ranking mundial masculino, o francês Thierry Gueorgiou, para quem “é no Inverno que se ganham as medalhas do Verão”. E daí que não troque o Portugal O’ Meeting por qualquer outro evento, nem mesmo pela própria Taça do Mundo que, precisamente nesta mesma altura, vê disputar-se na Turquia a sua ronda inaugural. E se é verdade que a elite mundial virou este ano as costas a Portugal e tanto Thierry Gueorgiou como a líder do ranking mundial feminino, a suiça Simone Niggli, são das poucas exceções à regra, não é menos verdade que o prestígio grangeado pela prova portuguesa, sobretudo nos últimos cinco anos, fez com que a procura, em termos globais, não sofresse quebras. Inclusivamente, a etapa de Orientação de Precisão do Portugal O’ Meeting prepara-se para ultrapassar pela primeira vez a fasquia da centena de participantes no nosso país, com um total de 137 inscritos, entre os quais alguns dos maiores vultos mundiais desta exigente disciplina.

Leia também ...  Porto City Race

Mas o Portugal O’ Meeting 2014 não se resume apenas aos aspetos inerentes à competição, havendo todo um programa social direta ou indiretamente ligado ao evento. A começar, desde logo, pela presença de Fernanda Ribeiro, a figura mais valiosa de sempre do Atletismo português, que empresta o seu nome ao Portugal O’ Meeting 2014 a título de embaixadora. Também o banquete do evento terá por palco um dos estabelecimentos de restauração mais conhecidos e conceituados do País. E há ainda em Gouveia, para além da tradicional Feira do Queijo da Serra da Estrela, todo o programa do Carnaval da Serra, que terá no corso carnavalesco e no enterro do Entrudo os seus pontos mais altos.

Tudo bons motivos para uma visita orientada a Gouveia, ao ritmo do Carnaval. Programas para conferir em http://www.pom.pt/pt/ e http://www.cm-gouveia.pt/.

Joaquim Margarido

Artrozen

Comentários encerrados.

X