Albin Stenroos

Autor: Vitor Dias  /   Setembro 18, 2010  /   Publicado em História
Tags: Albin Stenroos, Hannes Kolehmainen, Jogos olímpicos de Paris

 Sten Roos.jpgNacionalidade: Finlandesa

Nascimento: 25 de Fevereiro de 1889 em Helsínquia

Falecimento: 30 de Abril de 1971 (82 anos) em Helsínquia

Venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 1924 com o tempo de 02h41m22s

Oskar Albinus “Albin” Stenroos correu sua primeira maratona aos vinte anos em 1909 quando conquistou a medalha de ouro no campeonato nacional finlandês, mas após esta prova resolveu dedicar-se a distâncias mais curtas. Só correria outra vez a maratona em 1924, nos Jogos Olímpicos.

Nos Jogos de Estocolmo de 1912, conseguiu sua primeira grande vitória ao conquistar a medalha de bronze nos 10.000 metros, atrás do campeão e compatriota Hannes Kolehmainen, e ajudaria o seu país a conquistar a prata na prova de cross-country por equipas, começando a estabelecer uma geração de atletas que seria conhecida em todo mundo como os “Finlandeses Voadores”. Durante a Primeira Guerra Mundial, Albin dominou as provas de 5.000, 10.000 e cross-country na Finlândia, na ausência de Kolehmainen.

Entre 1915 e 1923, bateu os recordes mundiais dos 30 km e dos 20 km em estrada.

Stenroos não participou dos Jogos de 1920 em Antuérpia e devido à quantidade de grandes atletas finlandeses inscritos para disputar as provas de 5.000 e 10.000 m dos Jogos seguintes em Paris, optou por disputar a maratona, prova na qual só tinha competido uma vez e da qual não participava há quinze anos.

Em Paris, conquistou finalmente a medalha de ouro olímpica (naqueles Jogos os finlandeses voadores ganharam todas as medalhas de ouro do atletismo entre os 1500 m e a maratona) vencendo a maratona com seis minutos de avanço para o segundo colocado.

Após um segundo lugar na Maratona de Boston de 1926, Albin Stenroos abandonou o atletismo aos 37 anos de idade.

Artigo relacionado ...  Os três favoritos à vitória nos 100 metros em Tóquio

Fonte: Wikipédia

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Canal do Whatsapp Correr Por Prazer

5 Comentários

X