
No culminar de mais uma edição do Circuito de Orientação “Todos Diferentes, Todos Iguais”, o Hospital da Prelada, no Porto, prepara-se para acolher a prova derradeira. Ao longo das dez anteriores etapas, o certame visitou localidades dos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra, revelando um saldo deveras positivo e com números muito próximos das cinco centenas de participantes. É agora a vez do Hospital da Prelada receber em apoteose esta grande festa da Orientação, com propostas ao encontro dos gostos de todos e de cada um.
Na vertente de Orientação de Precisão, o programa integra o I Troféu Nacional de TempO, uma disciplina composta exclusivamente por pontos cronometrados e onde a pressão do tempo é o grande adversário dos participantes. Trata-se duma estreia absoluta desta disciplina em Portugal e na qual todos os concorrentes – com e sem mobilidade reduzida – estarão em absoluto pé de igualdade. Seguir-se-á uma prova de Orientação de Precisão, na vertente de Iniciação, com acompanhamento de monitor e que poderá ser efetuada individualmente ou em grupo.
No capítulo da Orientação Adaptada, está prevista uma estreia absoluta com a realização do I Campeonato Nacional desta nova disciplina. Vocacionada para pessoas portadoras de Deficiência Intelectual, a Orientação Adaptada nasceu precisamente em Portugal há apenas um ano e meio e, desde então, não tem cessado de crescer, graças também à vertente de Atividade Adaptada, sem caráter competitivo, que transforma cada prova numa verdadeira “missão sorriso”. Uma e outra – Orientação Adaptada e Atividade Adaptada – constituirão igualmente bons motivos para rumar à Prelada e fazer a festa.
Programa completo e demais informações em http://dahp.webnode.pt/

