Barcelos irá receber no próximo sábado (20 de Outubro) uma prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre, uma organização atribuída pela Federação Portuguesa de Orientação aos Amigos da Montanha. A prova realiza-se no Monte do Facho e será uma homenagem ao atleta barcelense e campeão de orientação Joaquim Sousa.
A prova decorrerá em terreno com bastantes declives e muitas zonas de floresta limpa, alternando com zonas de rochas e alguma vegetação rasteira, destacando-se as paisagens fantásticas a apreciar a partir dos três miradouros instalados sobre enormes rochas de granito.
O evento será composto por duas etapas: pela manhã, distância média e à tarde sprint em floresta na zona da ermida e contará com a presença dos melhores Orientistas Nacionais nos diversos escalões de competição.
Apesar do evento contar para o Ranking Nacional da “Taça de Portugal – Época 2012”, a prova está, também, aberta a atletas não federados, revelando-se ideal para famílias e principiantes que poderão, assim, praticar desporto e conviver com os melhores atletas da modalidade. A organização está preparada para fazer ensino e acompanhamento durante as provas.
As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com até 17 de Outubro.
O CorrerPorPrazer.com é parceiro desta prova como média partner.
Joaquim Sousa
Joaquim Sousa é natural e residente em Barcelos. Penelas, o lugar onde nasceu, na freguesiade Galegos Santa Maria, situa-se nas fraldas do Monte do Facho, local escolhido para esta prova de orientação. Galegos Santa Maria reclama-se como sendo a terra onde nasceu o “Galo de Barcelos”.
De facto, é uma terra marcada pelo artesanato de barro, onde galos e outros bichos saem das mãos de artesãos dedicados e que dessa forma exprimem os seus sentimentos, mistérios e crenças.
Numa simbiose entre a Orientação e o Artesanato, os atletas que subirem ao pódio no “Troféu Joaquim Sousa” receberão um “Galo Orientista”, arrojado e diferente do tradicional. O troféu foi criado especificamente para o evento por um artesão local, demonstrando-se, desta forma, a cultura barcelense numa peça original alusiva à modalidade.
Do extenso e rico curriculum de Joaquim Sousa sobressaem inúmeras conquistas em diversas provas e taças nacionais e estrangeiras, muitas das quais em representação das cores nacionais, das quais se salientam:
– 2 medalhas, uma de prata e uma de bronze em Campeonatos do Mundo de Masters, Hungria-2011;
– 1 vitória na Taça dos Países Latinos;
– 1 vez 2º classificado na Taça dos Países Latinos;
– 9 vezes Campeão Ibérico;
– 2 vezes Vice-Campeão Ibérico;
– 3 vitórias na Taça de Portugal, categoria de Elite;
– 5 vezes 2º classificado na Taça de Portugal, categoria de Elite;
– 24 vezes Campeão Nacional Sénior;
– 13 vezes Vice-Campeão Nacional Sénior;
Mais um excelente momento de Orientação em perspetiva, num local privilegiado do ponto de vista paisagístico e que oferecerá, certamente, excelentes momentos de competição e lazer. Louve-se a iniciativa dos Amigos da Montanha em homenagear Joaquim Sousa desta forma, fazendo votos para que o dia seja de verdadeira festa.
Joaquim Margarido