...

One Hundred adquire Ultra Trail Douro e Paiva e lança provas de 100 milhas e 100 quilómetros

One Hundred adquire Ultra Trail Douro e Paiva e lança provas de 100 milhas e 100 quilómetrosEvento passa a integrar circuito mundial One Hundred® World Series e vai distribuir 15 mil euros em prémios, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do trail running. As inscrições abrem amanhã e são esperados mais de 1.500 atletas participantes.

A One Hundred concretizou a aquisição do evento português Ultra Trail Douro e Paiva, o qual passará a integrar o circuito mundial de mountain trail One Hundred® World Series. A competição, que passa a designar-se por One Hundred® Douro Paiva, vai agora ser alargada e contar com provas de 100 milhas e 100 quilómetros pontuáveis para o referido circuito, além de manter as distâncias mais curtas com estatuto qualificativo para outros campeonatos e circuitos nacionais e internacionais.

Pedro Conde, Diretor de Prova em Portugal, realça que “Portugal é um país excecional para a prática de trail running, pelo que desde a primeira hora quisemos integrar no circuito uma prova no país. Esta aquisição de um evento já conceituado entre os atletas em Portugal vem materializar esse objetivo, dando-nos a oportunidade de oferecer aos participantes nacionais e internacionais a possibilidade de desfrutar de trilhos magníficos e de um enquadramento natural e paisagístico de elevada beleza, o qual é reconhecido pela Unesco. Igualmente importante, queremos deixar a nossa marca na comunidade e contribuir para o desenvolvimento da modalidade, pelo que vamos premiar o esforço dos atletas, distribuindo prémios monetários num total de 15.000 euros”.

O primeiro circuito mundial de mountain trail de 100 milhas e 100 quilómetros, organizado pela One Hundred, integra cinco provas que se realizam em Portugal, Brasil, País de Gales, Estados Unidos da América e Itália, distribuindo um total de 100 mil libras (cerca de 120 mil euros) em prémios. A One Hundred® Douro Paiva será a terceira prova do circuito e vai realizar-se entre os dias 1 e 3 de julho de 2022, tendo como ponto central a vila de Cinfães, no distrito de Viseu.

Percorrendo uma zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, a One Hundred® Douro Paiva dará a conhecer as intocáveis paisagens do Rio Douro e o ambiente que o rodeia. Desde vinhas a floresta, com a constante presença do rio, a prova promete levar os atletas ao limite físico e mental, tanto pelo desafio do próprio terreno, como pela beleza imponente da região.

A prova de 100 milhas (160 quilómetros) terá um desnível acumulado positivo previsto de 8.100 metros, e a prova de 100 quilómetros terá desnível acumulado positivo previsto de 5.800 metros. O evento integrará ainda as provas já existentes, com 49, 25, 18 e 10 quilómetros, sendo outra novidade a possibilidade de fazer os 49 quilómetros em dupla, com a equipa constituída por dois elementos a ter de cumprir todo o percurso juntos.

As inscrições para as diversas provas do One Hundred® Douro Paiva abrem já este sábado, dia 18 de dezembro, pelas 18h00, no site www.onehundred.run ou https://myonehundred.run. São esperados mais de 1.500 participantes.

Ao integrar o circuito mundial de mountain trail One Hundred® World Series, a prova vai beneficiar das vantagens proporcionadas pela One Hundred. Por exemplo, a entidade organizadora está a inovar e quer juntar uma comunidade online de dezenas de milhares de pessoas, bem como dar a oportunidade a milhares de espectadores de acompanhar as provas através da One Hundred® TV, o seu próprio serviço de transmissão em direto na internet.

“Somos a única e verdadeira competição mundial de mountain trail de 100 milhas e 100km, com provas espalhadas por cinco países dos dois lados do Atlântico. Estamos empenhados em revolucionar o mundo do mountain trail respondendo aos desejos dos atletas, desde a elite até iniciantes, mas também de toda uma comunidade em forte crescimento. A corrida na natureza e na montanha tem ganho cada vez mais praticantes e adeptos, sendo das modalidades que mais crescem a nível mundial. O circuito One Hundred® World Series constitui um derradeiro desafio para todos”, conclui Pedro Conde.

Fonte: Press Release One Hundred

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FansLike
8,418FollowersFollow
1,473FollowersFollow

ARTIGOS MAIS RECENTES