...

Nelson Mandela – Manter a saude física e mental em isolamento

Nelson Mandela - Manter a saude física e mental em isolamentoNelson Mandela dispensa longas apresentações. Prisão perpétua em 1962 por conspiração política. 27 anos e meio preso. 18 anos em Robben Island.

Quando chegou à ilha um guarda disse-lhe: “Isto é a ilha. É aqui que vais morrer.”

A vida na prisão é uma vida de rotina. O dia de amanhã é igual ao de hoje, a próxima semana igual a esta… meses, anos,…

A rotina diária de Mandela consistia em trabalho de pedreira incluíndo partir pedra para fazer gravilha com pesados martelos.

Os trabalhos pesados na prisão eram uma forma de “quebrar”os  prisioneiros.

Apesar de esgotante escolheu não usar isso como desculpa para interromper a sua rotina de exercícios diária.

Na sua pequena cela, 6,4m por 5,4m, manteve o treino de quando foi pugilista. Trabalhou a componente aeróbia: corrida estática por 40 a 45 minutos e de força muscular: 100 push-ups de dedos, 200 sit-ups e outros como deep-knee-bends, burpees, star jumps…

Este treino era realizado de 2ª a 5ª feira seguindo-se três dias de “descanso”. Como quando treinava boxe.

Foi libertado em 1990 com 69 anos de idade.

Estamos a viver um momento sem dúvida marcante nas nossas vidas, com confinamento, isolamento e algumas incertezas. Se pessoas como Mandela conseguiram encontrar foco e força para ultrapassar enormes obstáculos, muito piores do que os nossos, também vamos conseguir.

“Na prisão, ter um escape foi absolutamente essencial para libertar as minhas frustrações”, aponta.

“Eu sempre acreditei que o exercício físico é uma chave, não apenas para a saúde física mas também para a paz de espírito. O exercício dissipa a tensão que é inimiga da serenidade. Eu trabalhei melhor e pensei com mais clareza quando estava em melhores condições físicas e assim o treino tornou-se uma ferramenta essencial na minha vida.”

Mandela ensinou-nos também que o exercício físico alimenta a agilidade mental e inteligência e nos vai fornecer recompensas cognitivas.

Por isso, mantém o espírito positivo, o foco na luz ao fundo do túnel e continua a treinar e a perseverar. Igualmente importante, ajuda os teus.

É precisamente isso que estamos a fazer com os nossos atletas e amigos no Vaimaislonge.net.

Adaptar a programação do treino, focarmo-nos no que podemos controlar, trabalhar os pontos menos fortes porque normalmente não há “muito tempo”.

Não stressar ou pensar de mais nas competições para, quando for possível, voltarmos melhores, corpo e mente, e desfrutarmos em pleno.

Inspirem-se. Fiquem seguros e Voltem Fortes.

Artigos Relacionados

Nuno Caetano
Nuno Caetano
Treinador de Natação e Triatlo - Nível 3. Iniciou-se no online coaching em 2012 trabalhando com quase uma centena de atletas perseguindo objetivos individuais da maratona ao ultra trail passando pelo triatlo longa distância, ultra-maratonas, ciclismo e natação de resistência, por etapas e outros desafios. Não se pode queixar das loucuras dos seus atletas, ali não há monotonia. Um nortenho no reino dos 'al-gharbs' que colabora com o Correr Por Prazer desde 2012. Site oficial: www.vaimaislonge.net

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES