...

Em Malta presenciamos o verdadeiro sentido da corrida

No passado domingo desloquei-me a Malta para correr a maratona daquele país. Eramos 15 os portugueses inscritos na prova. A prova foi cancelada devido ao mau tempo mas nós não viemos embora sem corrermos e sem termos presenciado o verdadeiro sentido da corrida.

Foi a decepção às 20h00 de sábado, quando já tinhamos tudo pronto para no dia seguinte. Depois de uma manhã de sol, tudo se alterou, como aliás estava previsto. As previsões metereológicas assim o previam mas até ao ponto de ser cancelada a prova ía uma grande distância.

No dia seguinte e à hora a que se deveria ter realizado a maratona, saímos à rua e a resignação foi total. A tempestade era medonha, com árvores arrancadas pela raíz, postes de eletricidade arrancados do pavimento, mobiliário das varandas espalhados pelas ruas e um vento tal que tinhamos dificuldade em nos mantermos de pé. Em bom tempo a organização decidiu cancelar o evento. Não sei o que seria se assim não tivesse sido.

Mas não viemos embora sem correr. Um grupo de corredores de Malta e que também íam participar na maratona, criaram no facebook o evento MMM – Monday Malta Marathon para corrermos na segunda-feira. Depressa o grupo chegou às dezenas de corredores.

E lá fomos nós correr meia maratona, envergando a bandeira portuguesa. Criou-se um ambiente extráordinário, com elementos de Inglaterra, Escócia, Nigéria, Hungria, Austrália, Bulgária, Itália, Lituânia, Portugal, Holanda, Malta, França, País de Gales, Polónia, Alemanha, Líbano e Hong Kong.

Havendo interesses comuns criam-se laços por vezes para toda a vida. Há já elementos de grupos a combinarem correr maratonas noutros pontos do globo. Alguns virão a Portugal em breve fruto da nossa presença e simpatia 🙂

Há males que vêm por bem. A corrida é isto mesmo. Une as pessoas. O número no peito e a classificação são apenas números e letras.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma lição de vida, aquilo que presenciamos, e a prova inequívoca de que a corrida é muito mais do que a competição.
    Tenho lido algumas publicações de atletas que, tal como nós, viriam a participar na “corrida social” que foi o Malta Monday Marathon, e todos sem excepção se referem a este acontecimento como algo extraordinário que uniu as pessoas e permitiu criar laços que, de outro modo, talvez nunca tivessem sido criados.

  2. Fabuloso o espírito que se cria, sei bem do que falam, apenas vos dou os meus parabéns e desejo toda a sorte do mundo

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES