...

Afinal a cerveja hidrata tanto como água após exercício

Cerveja hidrata como a águaUm grupo de peritos realçou hoje em Cáceres, Espanha, os benefícios do consumo moderado de cerveja após a prática de exercício físico e assegurou que esta bebida hidrata tanto como a água.

O estudo, citado pela agência espanhola Efe, foi hoje apresentado numa aula organizada pelo Centro de Informação Cerveja e Saúde, que pretende promover o desporto como uma atividade social para fomentar hábitos de vida saudáveis.

Manuel Castillo, professor de Fisiologia da Universidade de Granada, afirmou que as conclusões deste estudo se baseiam numa investigação realizada em conjunto com o Conselho Superior de Investigações Científicas sobre “a idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico dos desportistas após o exercício físico”.

O consumo moderado de cerveja — entre duas a três ‘imperiais’ por dia para os homens e de uma a duas para as mulheres -, quer a tradicional quer a sem álcool, após a prática de desporto, em condições de elevada temperatura ambiental e abundante transpiração, “pode permitir recuperar as perdas hídricas, da mesma forma que a água”, referiu.

Para Castillo, “é muito importante que fazer exercício seja associado a um momento de prazer, para que haja continuidade”.

Assim, o docente defendeu que divulgar os resultados desta investigação pode ajudar a que o desporto se converta num “ato social”.

Para colocar em prática o estudo, a jornada prevê uma corrida de quatro quilómetros no campus universitário, que inclui cervejas e aperitivos após cruzar a meta.

Fonte: Notícias aos Minuto

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

7 COMENTÁRIOS

  1. Acho que é preciso cuidado com os “estudos” que por aí circulam.

    1 – um “estudo” feito por um “Centro de Informação Cerveja e Saúde” haveria de dizer o quê? Não será esse centro patrocinado por marcas de cerveja que apenas almejam aumentar o consumo da mesma?

    2 – Um estudo feito apenas de forma objectiva e factual não se põe a tecer considerações sobre o que é ou não “ato social”, ou “momentos de prazer”. Poder-se-ia enumerar os mesmos benefícios para smartshops, ou não?

    3 – O alcóol acelera os mecanismos de desidratação.

    4 – Por experiência, já fiz uma meia-maratona, e entre a água e as bebidas isotónicas que bebi durante e no final da prova, também ingeri uma cerveja. Ora, nunca uma cerveja me tinha feito tanto efeito a nível dos efeitos do alcóol. Senti-me tonto. Imagino o estado em que ficaria se tivesse ingerido mais uma ou duas.

    5 – Que mensagem estaremos a passar às pessoas, e especialmente aos mais novos, ao ingerir cerveja em provas e/ ou em treinos?

    Vítor Dias, eu sei que não teceu quaisquer comentários sobre esta notícia e limitou-se a reproduzi-la. Nem de repente todas as pessoas se vão pôr a beber cerveja apenas por causa deste “estudo”. Mas, devido à difusão e impacto desta webzine, do qual sou um grande apreciador, talvez não fosse pior retirar o artigo.

    Outra nota: sou um apreciador de cerveja, mas cada coisa no seu sítio.

    Abraço,
    Nuno

  2. Olá Nuno
    Antes de mais agradecemos o seu comentário, que para além de oportuno é bastante lógico.
    Como sabemos, os estudos valem pelo que valem e a sua origem determina muito da sua credibilidade.
    Não vemos que os dados constantes do artigo sejam razão suficiente para que o removamos.
    Cada um deverá acatar e acreditar ou não no que dele consta, sendo que a sua observação em muito contribuirá para tal.
    Uma vez mais obrigado, votos de boas corridas e de boa hidratação seja ela de que forma for 🙂

    Cumprimentos

    Vitor Dias

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES