...

Correr ou caminhar podem ser um bom remédio contra a depressão

Uma caminhada ou corrida de 30 minutos, praticada três vezes por semana, podem ser tão eficientes no tratamento da depressão aguda como a utilização de medicamentos tradicionais.

Esta é a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Duke (EUA), publicada na prestigiada revista ‘The Archives of Internal Medicine’.

No estudo, que durou 16 semanas, 156 pacientes com depressão aguda foram divididos em três grupos. Um grupo foi tratado com o reconhecido remédio Zoloft. O segundo recebeu as doses do remédio e também passou a praticar exercícios regularmente. E o terceiro ficou só nos exercícios. Para surpresa dos pesquisadores, no final do estudo todos os três grupos apresentaram melhoras significativas e similares.

“Uma das conclusões que podemos tirar deste estudo é que os exercícios regulares podem ser tão eficientes como a medicação e podem inclusive ser uma alternativa melhor para certos pacientes”, diz o psicólogo James Blumenthal, chefe da equipa.

“Quase um terço dos pacientes com depressão não respondem aos medicamentos e em muitos outros a medicação provoca efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, os exercícios devem ser considerados uma opção válida de tratamento”.

Blumenthal explica que, além dos benefícios fisiológicos, a prática regular de exercícios também contém um ingrediente social que auxilia no tratamento da depressão. “tomar uma pastilha é uma atitude muito passiva”, diz. “Exercitar-se, por outro lado, demanda um comprometimento por parte do paciente, que se reflecte na melhoria da sua auto-estima e autoconfiança.”

Obviamente que a informação aqui contida não deverá por si só ser tomada como a ideal para todos os casos,  não dispensando a consulta a um especialista ou acompanhamento de um treinador.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

5 COMENTÁRIOS

  1. Como a gente muda! Eu, noutros tempos, tal como vós, tambem já fui atleta! Agora, dia sim dia não; faço a minha preparação física como nos velhos tempos; “La pelle, la pioche e la terrasse”!…

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES