Corrida e Natação, a combinação perfeita?

Será que duas atividades tão distintas têm a lucrar quando funcionam juntas num Programa de Treino? Sim. É de elevado valor a sinergia entre as duas actividades para a performance na corrida.  Correr e nadar complementam-se em diversas formas, o que faz com que a performance dos corredores, profissionais ou amadores, saia valorizada, sem esquecer no processo de treino de corrida as melhores sensações e a redução e/ou ajuda na resolução de lesões. Vejamos onde correr e nadar convergem e atuam conjuntamente para fornecer os melhores resultados.

Pressão Hidro-quê?

Hidrostática! É a propriedade regida pela Lei de Pascal definida como a pressão exercida pela água sobre a superfície de cada parte submersa do corpo, em determinada profundidade, sendo aumentada pela densidade e profundidade (com o aumento da profundidade a pressão também é aumentada). A pressão hidrostática (PH) é responsável pela maior parte dos benefícios para os praticantes de atividades aquáticas. A pressão gera uma leve massagem, estimulando a circulação periférica, além de melhorar o funcionamento do aparelho respiratório por aumentar a resistência sobre a caixa torácica (precisamos de recrutar os músculos respiratórios voluntariamente para expelir e introduzir ar). Ou seja, estar numa piscina parado, só por si já seria benéfico!

Desenvolvimento da Resistência

Praticar Natação por um período não necessariamente longo, por exemplo 40-45min (contém paragens), é um complemento ao treino de Resistência de Corrida: pela PH anteriormente referida, porque implica a mobilização de toda a musculatura do corpo e por isso maior dispêndio energético total e claro, com a execução de séries específicas para desenvolvimento da Resistência se desenvolve o aporte do oxigénio aos músculos e fortalecimento do coração.

Impacto

Não há volta a dar, a corrida é uma das atividades com maior impacto! Para músculos, articulações, órgãos! Podemos adicionar Natação ao Plano de Treino, trabalhando o sistema cardio-respiratório mas sem todo esse impacto mecânico associado. Desta forma, no próximo treino de Corrida vamos sentir-nos melhor, mais frescos e leves, permitindo treinar sem lesões e minimizando-as ao longo do tempo.

Tipo de corpo

Tanto corredores como nadadores têm um objectivo comum: possuir a menor quantidade de gordura corporal possível, até ao nível óptimo, para poder realizar as melhores performances. Na corrida para sermos leves, na Natação para diminuir o arrasto hidrodinâmico. Portanto é uma actividade paralela que auxilia a “escultura” do corpo de corredor, ao mesmo tempo que fortalece Membros Superiores (MS) e musculaturas envolvidas na rotação do tronco, estruturas normalmente esquecidas nos treinos de corrida e de relevante importância como auxiliares no movimento de correr e no equilíbrio harmonioso do corpo.

Planeamento

Ao longo do ano competitivo podemos ajustar os treinos de Natação mediante os objectivos competitivos definidos para a Corrida. Em alturas de acumulação de km’s, também nadamos em Volume (ou até aproveitamos para diversificar os treinos e realizamos velocidade na piscina), nos momentos de séries e desenvolvimento da Velocidade, trabalhamos a mesma na água (o movimento de pernas tem uma cadência muito superior dentro de água, pelo que estaremos a exercitar as fibras musculares rápidas de forma ainda mais intensa!), ou, da mesma forma, podemos aproveitar para realizar volume, potenciando intensidades baixas/moderadas que optimizam a recuperação entre os treinos intensos de corrida.

Recuperação eficaz dos treinos/competições

Aquando dos treinos mais intensos e/ou competições ficamos com a sensação de pernas pesadas e doridas. Praticando Natação, associamos a PH com uma remoção mais eficaz dos metabolitos acumulados no esforço intenso. Como há uma grande contribuição dos MS ao nadar, estamos também a fazer circular de forma mais eficiente o sangue por todo o corpo, pelo que “limpamos” muito mais rapidamente as pernas cansadas. O próprio movimento (ascendente e descendente) das pernas ao nadar faz com estejamos a “soltar” músculos e tendões sobrecarregados da anca, joelhos e pés.

Diversos atletas, profissionais e amadores, de distintas modalidades, utilizam a Natação na sua preparação para enfrentar os maiores desafios, incluindo Ciclistas e Corredores de renome.

Em suma, as duas actividades complementam-se e há muitos benefícios em praticar Natação com orientação adequada para a ajustar aos objectivos da tua próxima corrida-alvo!

Nuno Caetano

Licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Opção Complementar de Desporto de Rendimento Natação

Treinador de Triatlo – Grau III – Federación Española de Triatlón

Treinador de Natação – Grau II – Federação Portuguesa de Natação

Treinador de Natação e Treinador de Triatlo

Treinador de Triatletas e Nadadores no Grande Porto

Professor de Natação e Treinador de Triatlo na MatosinhoSport, Empresa Municipal de Desporto de Matosinhos

Artigos Relacionados

Nuno Caetano
Nuno Caetano
Treinador de Natação e Triatlo - Nível 3. Iniciou-se no online coaching em 2012 trabalhando com quase uma centena de atletas perseguindo objetivos individuais da maratona ao ultra trail passando pelo triatlo longa distância, ultra-maratonas, ciclismo e natação de resistência, por etapas e outros desafios. Não se pode queixar das loucuras dos seus atletas, ali não há monotonia. Um nortenho no reino dos 'al-gharbs' que colabora com o Correr Por Prazer desde 2012. Site oficial: www.vaimaislonge.net

20 COMENTÁRIOS

  1. Normalmente o atleta foca-se muito no desporto que gosta e pratica e nem pensa que outros desportos podem ser um grande instrumento de auxilio para o desporto que pratica.
    É importante existirem artigos como estes onde pessoas qualificadas explicam de forma simples e eficaz os beneficios que um certo desporto pode dar a outro desporto.
    Este artigo expõe diversos beneficios mas mais importante do que isso ele explica os beneficios que o corredor poderá tirar, ou seja, faz a analogia entre a natação e a corrida.
    Assim não se torna um artigo vago.

    Seria bastante interessante existir um exemplo de plano de treino de corrida e plano de treino de natação que espelha-se todo o contexto descrito neste artigo, assim o atleta poderia mais facilmente compreender o que deveria fazer.

    Os meus parabéns ao autor bem como ao blogue por partilharem este bom artigo.

    Paulo Antunes

  2. Iniciei a piscina no inicio de Setembro e tenho gostado muito desta mistura de piscina e corrida.
    Próximo as provas fico um pouco saturado com a corrida devido aos treinos e a piscina ajuda a desanuviar um pouco e até recuperar após a prova.

  3. Olá Antonio, é engraçado mas todos me perguntam se estou a treinar para o Triatlo.
    Não foi essa a intenção dos treinos de natação, neste momento não dá para investir no Triatlo: fato e bicicleta.

  4. Olá Antonio, é engraçado mas todos me perguntam se estou a treinar para o Triatlo.
    Não foi essa a intenção dos treinos de natação, neste momento não dá para investir no Triatlo: fato e bicicleta. Não quer dizer que não possa fazer um pequeno Duatlo ou Triatlo para variar os treinos semanais.
    Mas é mesmo uma questão de complementar os treinos da corrida. Até a maratona de Sevilha, os meus treinos serão só para a estrada. A partir de Março começo os treinos para a Montanha e para as Ultras.
    Continuação de bons treinos para os dois!

  5. Artigo muito interessante … na corrida os braços são quase postos de parte, o que não acontece na natação … de facto, a natação e corrida complementam-se na perfeição.

  6. Estou tendo essa experiência, digo…é fantástico, melhorando o condicionamento físico, com benefícios cardio respiratórios e de quebra emagrecendo, recomendo…

  7. Caro amigo, vou só responder ao titulo do seu artigo, pois não li o restante, comecei a ler, mas não tenho paciencia para texto um pouco longos, vou deixar o meu comentar certo de que vou ser um pouco contraditório, fui nadador internacional, tenho o curso de treinador da F.P.N. 3º gráu e poderia fazer qualquer ” coisinha ” no triatlo quando acabei a minha carreira de nadador, corria razoavelmente bem, nadador de fundo, a nivel de ciclismo, não me posso pronunciar em relação a essa altura pois nunca tive uma bicleta, a 1ª que tive já era casado e já não seria altura de me iniciar no triatlo, (já estava velho para concorrer com os putos novos ) Hoje tenho três bicicletas, uma de estrada em carbono, não sou nenhuma vedeta na bicicleta mas quando ando verifico que a partir de uma certa kilometragem, os bons, sentem muitas dificuldades e eu lá me vou aguentando, ainda que tecnicamente eles sejam melhores, pois não tenho raizes do ciclismo, no atletismo em provas já ganhei muitas, fiz 2h.33′ na maratona e já tinha 40 e tal anos, da modo tenho corrido, pedalo e nadado ( não tanto, fiquei saturado ) e esta conversa toda que já se deve ter tornado fatigante para aqueles que a lerem, a Conclusão que cheguei com a experiencia que adquiri, é que a natação é o melhor desporto, dá preparação para tudo, a corrida não dá preparação para a natação, assim como o ciclismo, tive 13 meses sem correr por lesão, só fiz ciclismo e quando voltei a correr é como se nada tivesse feito. Hà muitos anos foi feito um teste com atletas de diversas modalidades e os nadadores foram os que obtiveram um indice de maior capacidade. Em relação ao titulo do seu artigo só posso dizer que a Natação é o MELHOR AMIGO da Corrida ( atletismo ).

  8. Olá José,

    Agradeço o seu e-mail. A Natação é um excelente desporto, apenas falta o “impacto” articular.

    Quanto à idade… não acredito nisso… 😉

    Abraço!

  9. Geralmente aparecem sempre ” iluminados ” nestes blog’s que se acham os mais experientes, em função do que já fizeram e como se sentiram e etc e etc . O que muita gente se esquece e principalmente os iluminados; é que cada caso é um caso, cada pessoa reage de maneira diferente aos métodos de treino e que por não se adaptarem, acham que é assim e que toda a humanidade deve fazer como eles; enfim . Posso-vos dizer ( para quem queira ler ) que corro, nado e pedalo, faço treinos bidiários várias vezes por mês e noto um cansaço extremo ao fim de cada semana de treinos excepto na ” semana calma “, ( geralmente a de assimilação de treino ). E que tanto a corrida, como a bicicleta ajudam na natação, bem como a bicicleta sai brutalmente beneficiada com a corrida; uma vez que além da perda de peso inerente á actividade, consegue-se trabalhar o cárdio de maneira muito eficaz e isso revela-se na bicicleta e também na natação.
    Nadei 3 anos seguidos dos 16 aos 19( nunca fui nem sou nenhum Michael Phelps ) e voltei a nadar há um ano com 39, e evoluí bastante pelas horas que treinei nestes ultimos meses mas também pelo cardio trabalhado que trazia da corrida e do ciclismo. Todo o trabalho cardiorespiratorio traz beneficios para o exercicio; pasme-se que até aspirar a casa ajuda na natação. O complemento entre as 3 modalidades é inegavel, uns dao-se bem com isso, outros não. E eu leio sempre os textos todos antes de comentar … Cmpts

  10. alem disso tudo amigos é preciso nascer com genes para desportista de competição e resto pouco vale.
    por isso podem treinar muito, gastar dinheiro em material em barras,em alimentos caros .não te fará nenhum campeão
    asa pessoas nascem com genes para ser campeão
    e o resto é só convença amigos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES